- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Vendas de caminhões zero km crescem 10%, no mês

O mercado brasileiro de caminhões zero quilômetro encerrou o mês de maio apresentando sinais de estabilidade e retomada de crescimento. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).

De acordo com os números oficiais da entidade, somente no mês de maio de 2022, 10.319 modelos foram emplacados no Brasil, crescimento de 10,07% em relação ao mês anterior, abril, quando 9.375 caminhões foram entregues. No comparativo com maio de 2021, período em que 11.348 exemplares foram emplacados, o mercado registrou um leve recuo de 9,07%.

Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, ou seja, de janeiro a maio de 2022, 46.450 caminhões zero km foram emplacados em todo o país, alta de 1,01% em relação ao mesmo período de 2021, quando 46.922 exemplares foram entregues.

Os emplacamentos seguem movimentados por pedidos realizados, em meses anteriores, e que ainda não haviam sido entregues. “Apesar de ainda faltarem peças e componentes, um certo arrefecimento da demanda, para novos pedidos, tem feito com que a espera não exceda muito o período de 30 dias, para alguns modelos. Atualmente, este segmento está operando em um nível estável de oferta e demanda”, diz o Presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Júnior.