Notícias

Agro

Tecnologias da Embrapa são apresentadas na Região Metropolitana de Sorocaba

Data25 setembro 2023

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Fonte: Embrapa

Boas práticas para frutas e hortaliças serão apresentadas no ERTE

Um evento inédito para produtores rurais, técnicos e estudantes chega à Região Metropolitana de Sorocaba (SP), no final de setembro. É o Encontro Regional de Tecnologias Embrapa (ERTE), organizado pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) em parceria com o APL AgroTech, as Prefeituras, instituições e associações locais, com atividades gratuitas e vagas limitadas, em São Roque, Araçoiaba da Serra e Ibiúna.

“Vitivinicultura de Precisão e Indicação Geográfica (IG) para vinhos” é o tema do primeiro encontro, que ocorrerá no dia 26 de setembro, a partir das 8 horas, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em São Roque. Além de conhecer as pesquisas sobre o uso da Agricultura de Precisão na produção de vinhos de inverno, os participantes também terão a oportunidade de visitar a Fazenda Bagada, da vinícola Alma Galiza.

Tecnologias para saneamento e pós-colheita

O segundo encontro será realizado no dia 27 de setembro, a partir das 14 horas, no Sítio D’Juca Multiuso, em Araçoiaba da Serra. O saneamento básico rural estará em foco, inclusive, com a instalação de uma Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia desenvolvida para tratar o esgoto dos vasos sanitários no campo e em áreas isoladas, que gera um biofertilizante para ser aproveitado em plantas perenes.

No terceiro encontro, dia 28 de setembro, a partir das 13h30, na Caisp – Cooperativa Agropecuária de Ibiúna, o tema vai envolver boas práticas agrícolas com folhosas na colheita, embalagem, os aspectos principais que valorizam ou desvalorizam o produto, a rotulagem, a rastreabilidade, entre outros aspectos, com a participação de especialistas da Embrapa e da Ceagesp.

“O ERTE é uma das principais ações da 8ª edição do Curso de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças, criado em 2011, justamente para levar o que há de novo na pesquisa para ajudar não somente os produtores rurais, mas também diminuir as perdas e desperdício de alimentos”, comenta o pesquisador Marcos David Ferreira, da Embrapa Instrumentação, organizador dos eventos. Informações sobre as inscrições e detalhes dos eventos estão disponíveis no endereço https://poscolheita.cnpdia.embrapa.br/.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade