Notícias

Comércio Exterior e Economia

Safra no Chile concluída: enólogo faz balanço positivo em meio à crise do coronavírus

Data6 abril 2020

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O enólogo Jaime De La Cerda, que assina a linha de vinhos orgânicos Nuevo Mundo, da vinícola chilena De Martino, anunciou, em meio a ações de combate ao coronavírus, a conclusão da safra de 2020.

As notícias vindas do país vizinho são otimistas: apesar de considerar cedo para avaliar os vinhos da safra 2020, o adianta que as uvas estão muito saudáveis e, apesar dos rendimentos abaixo do projetado (cerca de 30%), o resultado será satisfatório.

“Depois de finalizadas muitas de nossas fermentações, podemos dizer que os vinhos mostram grande pureza e equilíbrio”, resume.

La Cerda explica que as últimas semanas no Chile foram bastante movimentadas, pois quando as primeiras notícias sobre o vírus chegaram, a decisão foi acelerar a colheita. Com a perspectiva de fechamento da vinícola concluiu-se que era melhor ter as uvas na adega do que no vinhedo.

Todo o processo foi cuidadosamente manejado, pois as práticas enológicas empregadas na Nuevo Mundo respeitam as características das uvas, vinhedos e vinhos, que são elaborados sem intervenções e com o uso de leveduras indígenas.

O clima permitiu começar antecipadamente a colher as primeiras uvas, que chegaram à vinícola na primeira semana de fevereiro. Em 31 de março a colheita oficialmente finalizada, de maneira histórica: em 86 anos de história, a empresa nunca havia terminado uma safra tão cedo.

“Houve um grande esforço e comprometimento de toda a equipe para enfrentar um ritmo atípico e finalizar a colheita o mais rápido possível. Os vinhos estão na adega e, quando chegar a hora, estaremos prontos para trazê-los ao nosso mercado e compartilhar os resultados desta safra especial”, finaliza Tiago Dal Pizzol, CEO da Total Vinhos, que importa os vinhos orgânicos Nuevo Mundo no Brasil.

Em comunicado pessoal enviado a todos os parceiros o grupo explica que nenhum caso de coronavírus foi relatado entre os colaboradores, que seguem, em sua maioria, trabalhando em casa. No momento, uma equipe mínima acompanha os processos diretamente na vinícola.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade