Notícias

Logística e Transporte

Programas de Manutenção Scania deverão crescer 38% em 2021

Data18 fevereiro 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Marca também comemora as 40 mil unidades conectadas no Brasil; 2020 foi o melhor ano de faturamento de Serviços Scania em sua história

A área de Serviços da Scania foi fundamental no desafiador ano de 2020 com a chegada da pandemia da covid-19.

A preparação, o treinamento e a agilidade da rede de concessionárias para continuar atendendo aos clientes de forma segura, dentro dos novos padrões, foram um divisor de águas para manter os negócios dos clientes em operação.

A Manutenção Flexível Scania e as modalidades de programas que cobram apenas por km rodado fizeram a diferença no bolso do cliente. Toda a confiança passada ao mercado resultou no melhor ano de faturamento de serviços da história da empresa desde que chegou ao país em 1957.

Para 2021, o otimismo permanece e a fabricante crê em aumento de 38% nas vendas de programas de manutenção, além de comemorar a marca de 40 mil veículos conectados. 

Para este ano, há outras metas como a previsão de um aumento de 26% do portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) – objetivo de 22.600 unidades –, ter 46% dos caminhões novos comercializados com alguma modalidade de PMS inclusa, sendo deste total 70% com planos flexíveis, e que os veículos conectados cheguem a 50 mil (acréscimo de 30% sobre 2020).

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 10 novos pontos de atendimento, que se somam aos sete inaugurados em 2020. Atualmente, são 155 pontos de atendimento entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional.

Todos os pontos de atendimento seguem o rigoroso processo de padronização global, em que o cliente tem o mesmo nível de atendimento independente de onde esteja e sempre uma atenção dedicada a sua necessidade. 

Além disso, segue o processo de digitalização da rede para melhorar e agilizar todos os processos de oficina, garantindo mais disponibilidade para os clientes. A digitalização traz uma maior gama de informações sobre os produtos e necessidades dos clientes, e propicia que cada atendimento seja único.

O balanço de 2020 teve o portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentado em 12% em comparação a 2019. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 60% do portfólio.

“O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Já os Serviços Conectados completam a importante marca de 40 mil veículos ativos numa alta de 35% sobre 2019. Do total, 94% são caminhões (37.628) e 6% ônibus (2.372). No mundo, a Scania já possui 500 mil veículos conectados.

“Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e já chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. O que significa que são diversos clientes traduzindo em dinheiro no bolso os dados e análises gerados em cada viagem. Muitos estão usando a conectividade para mudar o formato da gestão de seus motoristas e trazendo a digitalização como fator preponderante para aumentar a rentabilidade da empresa”, diz Montanha.

Dos 40 mil veículos ativos, 17 mil utilizam o pacote Desempenho (pago e mais completo), alta de 9% sobre 2019, e que representa 42% de toda frota.

“Os clientes do Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Cada vez mais, muitos deles também adquirem com um foco adicional na redução das emissões de CO2”, analisa Montanha.

Ainda em 2020, muitos clientes já aderiram ao novo pacote de conectividade, o Avaliação do Motorista, atingindo a marca de 1.800 veículos ativos com esta solução, ou 4,5% da frota ativa. O volume restante é do pacote Análise.

Amplo leque de serviços ampliam rentabildade dos clientes

Ciente de que as necessidades do mercado mudam constantemente e na busca por surpreender o cliente, a Scania investe regularmente em atualizações e antecipação de tendências para manter seu portfólio sempre eficiente. A conectividade é a base de tudo. As principais opções oferecidas são a conectividade por meio dos pacotes Análise e Desempenho, Programa de Manutenção Premium Flexível, PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento). 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade