- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Plantoterapia: cultivo de plantas em casa traz benefícios para a saúde emocional e mental dos brasileiros

Não é terapia, mas é terapêutico. A plantoterapia, como o próprio nome já sugere, é um exemplo destas ações diárias ou hobbies capazes de proporcionar bem-estar e impactos positivos na saúde. A prática consiste em cultivar plantas em casa e, entre seus benefícios, estão o estímulo da criatividade, a melhora da coordenação motora e o efeito motivador e relaxante.

Seja em canteiros ou vasos, seja flores, ervas ou hortaliças, estar rodeado de plantas no dia a dia não é sinônimo somente de um lar mais bonito. O contato físico com elas e o foco necessário nos cuidados demonstram o potencial que essa prática proporciona de romper as tensões. Diversos experimentos e testes neurológicos já realizados indicam que, durante essa atividade, a frequência de ondas neurais costuma diminuir, favorecendo a calma e a concentração. Além disso, análises de sangue e urina mostraram redução no nível de cortisol – o hormônio do estresse – e na pressão arterial.

Um levantamento feito por pesquisadores ingleses, em cima de 8.896 artigos publicados entre 1990 e 2019, concluiu que desfrutar do verde durante a rotina tem um efeito mental restaurador, o que reduz a exposição a quadros de estresse, ansiedade e depressão.

Sabendo de todos esses benefícios, é fácil compreender o porquê a jardinagem dentro dos lares teve um “boom” durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de plantas cresceu 10% em 2020 e 15% em 2021.

Essa biofilia, ou seja, o desejo humano nativo de buscar conexões com a natureza, foi intensificada de forma relativamente recente, mas há tempos vem firmando raízes nos lares de milhares de pessoas no país – o que se deve, principalmente, à melhoria na qualidade das espécies, à maior diversidade de opções e às novidades que continuam chegando ao mercado.

Atenta a isso, a Topseed Garden, linha de sementes de hortaliças, ervas e flores da Agristar do Brasil e uma das marcas mais consolidadas nacionalmente, traz um portfólio completo, com tecnologia e diversidade.

Além disso, a linha irá promover a terceira edição da Campanha Plantoterapia. Com o mote “Da tela para a terra”, o objetivo é incentivar o público a passar menos tempo em frente aos aparelhos eletrônicos e se conectar mais com o mundo real por meio do plantio, como uma atividade terapêutica que oferece diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

“Também buscamos quebrar o paradigma de que para se plantar é preciso de grandes espaços. Queremos demostrar que até em um apartamento é possível ter sua horta, com diferentes alimentos, temperos frescos e flores”, complementa o gerente comercial da linha Topseed Garden, Matheus Scarpat.

Os conteúdos poderão ser acompanhados no YoutubeInstagram e Facebook.