Notícias

Agro

O que o alho pode fazer pela sua saúde?

Data23 junho 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A chegada do inverno, as baixas temperaturas e o clima mais seco é a combinação perfeita para desencadear alergias, disfunções respiratórias e diminuição da imunidade. Conversamos com os especialistas Dr. Arthur Feltrin, médico pneumologista e especialista em longevidade saudável e Adriana Volpe, farmacêutica e CEO da Divinitè Nutricosméticos, para saber mais sobre os cuidados necessários no dia-a-dia e o que o alho pode fazer pela sua saúde. Confira a entrevista abaixo.

DR. ARTHUR FELTRIN
1- Qual a relação entre o alho e a imunidade?
No alho temos o princípio ativo alicina, este é o responsável pelos seus benefícios medicinais e também seu forte aroma, sendo antioxidante e anti-inflamatório. Os antioxidantes têm a capacidade de reduzir ou até de inibir a oxidação celular, que é um processo natural do organismo. Porém, pode ser desregulado e intensificado pelos altos níveis de radicais livres existentes e assim sensibilizando o sistema imunológico.

2- Como consumí-lo para atingir esse objetivo?
A alicina está presente no alho, porém para incorporar seus benefícios é preciso consumir um dente de alho cru por dia. Sendo assim, uma maneira mais agradável e sem o forte odor desse alimento é buscar um suplemento com alicina em sua fórmula.

3- O que mais pode ser feito no dia a dia para fortalecer a imunidade?
Podemos, por exemplo, incluir os probióticos na rotina. Os probióticos são conjuntos de cepas bacterianas que são essenciais para a saúde do nosso organismo. Quando estão em desequilíbrio, a pessoa poderá ter alguma alteração no sistema imune, como por exemplo ficar frequentemente gripado, sentir a pele mais seca, ter problemas com fungos, e outras doenças como já falei anteriormente. Ingerir alimentos mais comuns do nosso dia a dia como iogurte, leite fermentado, queijo e coalhada, é uma ótima saída para que essas bactérias benéficas aumentem em nosso organismo. Existem outras opções como, picles, kefir, azeitonas curadas, miso, vinagre de maçã e shoyu, que são alimentos ricos em probióticos e fáceis de serem consumidos. Minha recomendação é uma avaliação individual com seu médico ou com seu nutricionista, para checar quais setas bacterianas você precisa indicar o probiótico específico para o seu caso.
Os probióticos agem para um melhor controle da disbiose (desequilíbrio da flora bacteriana). Essa disbiose é causada por uma série de situações ocorridas no dia a dia como poluição, sedentarismo, obesidade, má alimentação e uso frequente de antibióticos. Os probióticos vão regularizar a flora intestinal, com consequência de melhorar o sistema imune, por sua vez melhorar a saúde de uma forma integral.

ADRIANA VOLPE
1 – Quais os benefícios que o alho pode trazer para a saúde?

O alho conta com a alicina, um princípio ativo antioxidante. As cápsulas de alho somadas a minerais e vitaminas ajudam o sistema imune. Isso porque, são antioxidantes e auxiliam em seu funcionamento, na formação de ossos e na síntese de proteínas. Além de contribuir para o bom funcionamento muscular, para a visão e para absorção e manutenção dos níveis de cálcio e fósforo.

2- Por que usar o alho na suplementação?
Para conseguir os benefícios da alicina é necessário consumir uma grande quantidade de alho puro todos os dias, o que se torna desagradável, tanto pelo gosto quanto pelo odor. Dessa forma, a suplementação é a melhor forma para incluir os benefícios do alho no dia a dia. Além da praticidade com as cápsulas também conseguimos fórmulas com mais vitaminas e minerais e assim mais benefícios em um só produto.

3- Por que escolher o alho e não outro ingrediente?
Nativo da Ásia Central, registros indicam que o alho tem sido consumido pelo ser humano há cerca de 7.000 anos. Tanto na culinária quanto para o tratamento de enfermidades. Dele é possível obter a alicina, rico em sulfato. Um composto muito importante para o funcionamento das células e para o metabolismo do corpo. Sendo assim, os benefícios medicinais do alho vem desse princípio ativo.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade