Notícias

Alimentação e Bem Estar

O Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?

Data1 abril 2020

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Docente da Esalq falou sobre o tema no podcast Estação Esalq

Muitos consumidores têm associado o consumo de alimentos de origem animal, principalmente das carnes, à contaminação do Covid-19. Essa preocupação é procedente?

Independente dos produtos de origem animal, o Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?

Essas e outras questões foram respondidas pela professora Aline Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A docente participou da gravação do podcast Estação Esalq, produzido pela Divisão de Comunicação da unidade da USP em Piracicaba.

Segundo a docente, os animais de produção são fontes de transmissão do coronavirus desde que esses estejam contaminados, mas o cozimento em casa garante a segurança do consumidor.

“O coronavirus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. É importante, no entanto, que os produtos de origem animal não sejam consumidos crus ou mal passados. Eles devem ser cozidos a uma temperatura mínima de 71oC”.

VEJA TAMBÉM...