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O agro é digital!

Data15 fevereiro 2022

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*Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio, cresceu cerca de 9,81%, no primeiro semestre, e encerrou o ano passado com uma expansão de 9,4% em comparação ao ano de 2020. Com as novas pesquisas, o agro passa a representar cerca de 29% do PIB Nacional, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Parte desse resultado, deve-se ao investimento em novas tecnologias agrícolas. Nesse ano, não deve ser diferente. A projeção da CNA, que o PIB do agro continuará avançando, tendo um crescimento de pelo menos 3% a 5% em comparação a 2021.

Oportunidade de crescimento

Segundo a Embrapa, cerca de 40% dos produtores disseram usar os canais digitais para a compra e venda de insumos e da produção. Vendas e compras serão efetuadas por aplicativos, mensagens, entre outros, por isso o produtor rural não pode deixar de se atualizar. Tanto o pequeno como o grande produtor rural precisam ficar à frente desse mundo tecnológico e para isso precisam fazer o uso das ferramentas do marketing digital. Só para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Hábitos do Produtor Rural, 2020, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), diz a respeito à digitalização: 94% dos entrevistados têm ‘smartphone’ (na pesquisa anterior, de 2017, eram apenas 61%), 74% usam a internet como fonte de informação (contra 42% em 2017) e 90% costumam acessar alguma rede social. Com esses números, podemos concluir que os produtores e as indústrias devem aproveitar ao máximo da tecnologia a favor do agronegócio.
 

Uma presença digital sólida nas redes sociais também ajuda a criar diferenciação entre você e os concorrentes. Mesmo em negociações B2B, as redes sociais são importantes. Compradores gostam de conhecer mais afundo sobre a empresa e redes sociais como o LinkedIn, sendo um excelente canal para isso.

Como prevemos — os negócios deverão ser realizados por meio da internet. A cadeia do agronegócio brasileiro que, de maneira geral, já experimentava o aumento gradativo do uso de canais de vendas digitais, deve observar um período de crescimento exponencial.

Agronegócio e os meios digitais

Segundo a Embrapa, cerca de 84% dos produtores responderam que já utilizam ao menos uma tecnologia no processo de produção; 70% usam internet e tecnologia em atividades relacionadas à produção rural e 57,5% recorrem às mídias sociais para divulgar dados ou produtos. O uso da tecnologia é o ponto de partida para alcançar a meta de digitalizar o agronegócio até 2030. É preciso se modernizar, incorporar novas tecnologias e mudar o modo de gerenciar os rumos do negócio.

Renovação dos empreendedores no Agro

A pesquisa da ABMRA ressalta ainda, 27% dos empreendedores do campo têm menos de 35 anos. O dado demonstra que essa geração que “cresceu com a internet” está ligada no mercado e ganhando influência. Esse perfil revela que essa faixa etária costuma pesquisar, justamente na rede, antes de comprar um produto ou contratar um serviço para sua empresa. A busca é baseada na reputação da marca e na qualidade dos serviços prestados.

Vale lembrar que o mercado tão amplo como o agronegócio, ganha mais quem estiver mais bem preparado. É preciso inovar e investir em marketing digital, pois ele é responsável pela visibilidade da sua marca/produto pelo impacto da sua empresa no mercado, pelo engajamento, pela referência e pelas vendas, entre outros.

*Ricardo Martins – CEO e principal estrategista da TRIWI ). Ricardo é especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser. 

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