- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Novos tanques integrados da Unipac para caminhões e ônibus chegam ao mercado em 2021

Com design criativo, produto unifica o tanque de diesel e de ureia em um único conjunto de fixação, o que traz vantagens às montadoras de caminhões e ônibus

Atenta às necessidades de mercado, a Unipac, que pertence ao Grupo Jacto e é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil, lança mais uma inovação para o segmento automotivo.

Trata-se de uma família de Tanques Integrados, produtos que unificam o tanque de diesel e o de ureia em um mesmo conjunto de fixação.

Com design criativo, o Tanque Integrado da Unipac traz uma série de vantagens às montadoras de caminhões e ônibus, a começar pela otimização do layout do veículo, que ganha mais espaço com a eliminação do suporte do tanque de ureia.

O sistema de fixação único possibilitou uma redução em torno de 10% ao peso do conjunto, se comparado ao sistema convencional, atendendo às indústrias que vem aplicando materiais mais leves para promover a economia de combustível e diminuir as emissões de poluentes.

O lançamento da Unipac simplifica o fluxo logístico e elimina custos, pois possibilita a redução de códigos relacionados às peças (part numbers) administrados pelas montadoras.

Além disso, torna mais ágil a linha de produção, ao permitir a montagem do tanque de diesel e ureia em um único estágio. O transportador também ganha: para otimizar o frete, o Tanque Integrado prevê a interligação com o tanque de diesel convencional.

A Unipac conceituou dois conjuntos de Tanque Integrado, que poderão ser utilizados em veículos fabricados pelas montadoras de caminhões e ônibus a partir do primeiro semestre de 2021: com 150 litros de diesel e 25 litros de ureia – aplicável a veículos das categorias leve e semileve; e com 300 litros de diesel e 42 litros de ureia – atende às categorias médio, pesado e extrapesado.

Histórico positivo

A Unipac é fornecedora das mais renomadas montadoras de caminhões e ônibus do país e o conceito do tanque integrado, cuja patente foi concedida em 2018, foi desenvolvido a partir de 2006 pela equipe de Engenharia da empresa.

Em 2013, iniciou-se o primeiro projeto deste conceito de tanques em parceria com uma importante montadora de caminhões e ônibus do Brasil, finalizado em 2017, quando entrou em produção após passar pelas fases de aprimoramento do conceito, protótipos, confecção dos ferramentais, testes de produto e processo.

A nova família de Tanques Integrados que a Unipac lançará em 2021 foram conceituados a partir de 2019, com base na experiência adquirida no projeto anterior e com o apoio de clientes parceiros e fornecedores que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Fabricado de polietileno de alta densidade (PEAD), o produto atende e contribui com as montadoras que estão desenvolvendo caminhões e ônibus de acordo com os padrões de restrição à emissão de poluentes previstos no Euro 6 (Proconve P8).

“A Unipac é reconhecida pelo know-how técnico no processamento de plástico e pela capacidade de desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado e de nossos clientes. Desenvolvemos projetos pautados em sustentabilidade, inovação, engenharia de ponta, controle e gestão em todas as etapas do processo e este lançamento é resultado desta evolução”, declara Luiz Henrique Taniguti, Gerente de Vendas do Segmento Automotivo da Unipac.