- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Nossa cadeia de produção de batatas é 100% sustentável



Marcelo Zanetti, diretor de Agronegócios da PepsiCo Brasil

Toda vez que você comer uma de nossas batatas RUFFLES®, LAY’S®, Batata Palha ELMA CHIPS® ou SENSAÇÕES, saiba que está consumindo um produto sustentável em sua origem. Isso porque, em 2019, 100% dos produtores de batatas que fornecem a matéria-prima para a PepsiCo tiveram suas práticas verificadas pelo nosso Programa de Agricultura Sustentável (SFP, sigla que vem do nome em inglês), uma programa global de melhoria continua desenvolvido pela PepsiCo para avaliar a sustentabilidade dos métodos de produção das nossas fazendas parceiras.

Iniciado em 2015 no Brasil, o programa possibilitou que os agricultores locais passassem, gradualmente, pelas etapas de engajamento, treinamento e consultoria até estarem preparados para a verificação final. Eles foram avaliados em mais de 170 requisitos divididos em três pilares: Social, Ambiental e Econômico.

Com a verificação, os produtores podem estar seguros de que estão trabalhando de acordo com a legislação vigente e com as melhores práticas de produção sustentável. A PepsiCo, por sua vez, tem a garantia de estar entregando aos seus consumidores produtos comprometidos com as pessoas, com o futuro e com o planeta.

Ao alcançar a marca de 100% de produção sustentável, os produtores brasileiros se igualam aos de regiões como América do Norte, Reino Unido, Europa Ocidental, Chile e Argentina.

Para que serve uma certificação como a do SFP?

Garantir a produção sustentável em uma grande empresa como a PepsiCo significa, necessariamente, engajar e apoiar a cadeia de valor para que todos possam caminhar nesse mesmo sentido, além de buscarmos a melhor forma de aliar produtividade e o uso consciente dos recursos naturais.

Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo tem não apenas a oportunidade, mas também a responsabilidade de ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável. Por isso, precisamos pensar as maneiras pelas quais o mundo produz, empacota, distribui, consome e descarta alimentos.

Somos conscientes do agravamento das mudanças climáticas, da degradação dos solos e sabemos que existem regiões com escassez de água. E nossa participação é fundamental para transformar esse sistema alimentar. Um dos bons caminhos para conseguir compartilhar boas práticas com fornecedores é o de desenvolver programas de sustentabilidade, baseados nas melhores práticas e na fixação de metas mínimas que precisam ser cumpridas.

Um sistema alimentar sustentável é aquele que pode atender às necessidades de nutrição e continuar a impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento social, enquanto protege e restaura o planeta. A PepsiCo quer usar sua escala, alcance e experiência para o bem – para catalisar mudanças e ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável que possa atender às necessidades do século XXI, sem exceder os limites naturais do planeta e, em alguns casos, ajudando a regenerar o dano que já foi feito. Só assim conseguiremos Vencer com Propósito!

O que é cadeia de valor?

É uma cadeia composta por todos os envolvidos na produção, distribuição e consumo de um produto – de uma ponta a outra. Na PepsiCo, a cadeia de valor começa lá com os produtores e se estende até as cooperativas e inciativas de reciclagem de produtos e embalagens.

Esse modelo foi desenvolvido pelo Professor da Harvard Business School, Michael Porter. E ele abrange todas as atividades que realizamos pensando em oferecer o melhor para nossos clientes e funcionários, sempre buscando analisar todas as nossas atividades para mensurar resultados e retroalimentar nossos processos, para que se tornem cada vez maiores e melhores.

É isso que significa Vencer com Propósito: sabemos que qualidade e produtividade são imprescindíveis para o nosso negócio, mas devem vir acompanhadas de responsabilidade social e ambiental. E o Programa de Agricultura Sustentável da PepsiCo é uma das formas de atestarmos que estamos no caminho certo, na entrega dos melhores produtos possíveis para nossos consumidores e entendendo que somos parte de uma transformação maior.