- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Morango está em plena safra em São Paulo

Estado deve colher 2,22 milhões de caixa de quatro quilos da fruta até setembro

Rico em nutrientes e com baixo índice calórico, o morango está em plena safra no Estado de São Paulo. Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), mostram que a safra deste ano deve ser de, aproximadamente, 2,22 milhões de caixas de quatro quilos. São Paulo produz morango em, aproximadamente, 270 hectares.

As principais regiões produtoras da fruta no Estado são Sorocaba, Campinas e Bragança Paulista. O pico da safra do morango em São Paulo é em julho e agosto, mas a colheita deve ocorrer até setembro.

Segundo Osvaldo José Maziero, produtor de morango e presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia e Jarinu, a safra ocorre sem problemas na região.

O único percalço – que não deve gerar problemas para os consumidores – foi o período de seca que atrasou o plantio da fruta em um mês.

“Este atraso vai impactar levemente os produtores, já que eles conseguem um preço um pouco melhor da fruta em julho, quando não há tanto morango no mercado. A partir de agosto, se inicia o pico da safra e o valor da fruta fica mais baixo devido à alta quantidade de produto no mercado”, afirma o agricultor.