Notícias

Agro

MBA inédito no Brasil quer formar o profissional ideal para o agronegócio

Data11 fevereiro 2024

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail
Conteúdos 100% aplicáveis à carreira, interação com líderes empresariais e 80% de professores C-Levels são os diferenciais do primeiro MBA Agro 360 do país
Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2023 é estimado em R$ 1,135 trilhão – alta de 1,9% em relação a 2022 – e a projeção é de safra recorde, com 320 milhões de toneladas. Mesmo com os problemas climáticos e as oscilações nos preços das commodities, o agronegócio brasileiro registra números surpreendentes e pode responder por 24,4% do PIB nacional neste ano.  Apesar de tantos atrativos, o segmento tem dificuldade para encontrar mão de obra qualificada para assumir posições de destaque nas empresas, mesmo ofertando salários elevados. “E quando o assunto é a formação de líderes, a escassez é ainda maior”, explica Felipe Treitinger, CEO e fundador da Cumbre; empresa que tem foco em capacitação profissional voltada ao agronegócio. Inédito no BrasilPara atender essa demanda recorrente, o Centro Universitário Integrado – que tem nota máxima (5) nas avaliações do MEC – inova mais uma vez com a criação do MBA Agro 360: Gestão, Inovação e Estratégia. A especialização é inédita no país e 80% do corpo docente será composto por C-Levels [principais executivos de grandes companhias do agro como Bayer, Syngenta, Basf, Case, Agrivalle, UPL e Helm]. Juntos, eles somam mais de 500 anos de experiências reais e vivências práticas. A primeira turma terá 50 participantes, que serão previamente submetidos a entrevistas individuais. As aulas iniciam em março de 2024, acontecem totalmente online e ao vivo, com jornada de 360 horas, divididas em 10 módulos e com duração de 12 meses. As inscrições estão abertas no https://www.grupointegrado.br/posgraduacao/a-distancia/mba-agro360-gestao-inovacao-e-estrategia

Interação com quem decide

“Os conteúdos são 100% aplicáveis à carreira, envolve cases práticos e discussões com os professores para que a aprendizagem seja completamente incorporada à rotina diária”, observa o diretor de Negócios do Grupo Integrado, Rafael Zampar.

O estudante também vai participar de videocasts, poderá assistir gravações específicas quando e onde quiser, terá exclusiva rede de networking com os líderes das grandes empresas do agronegócio e vai escolher se prefere ter mentorias com os professores C-levels ou fazer uma imersão em São Paulo no término do curso; tudo para obter alta performance profissional.

“Essa metodologia é disruptiva. A conexão que o estudante terá durante a formação e o sentimento de que conseguirá aplicar os conhecimentos no seu dia a dia fará parte do contexto, em toda a pós-graduação”, destaca Felipe Treitinger.

Habilidades raras, desejadas e valiosas

Segundo Ivan Moreno, CEO da Orbia – maior marketplace do agro no Brasil e ex-diretor da Bayer – o profissional que o agronegócio busca precisa dominar os pilares de gestão, finanças, liderança de pessoas, inovação, processos e tecnologia.

“Esse MBA é inovador porque une o conhecimento acadêmico e a aplicação prática dos professores executivos. Isso vai complementar as habilidades que o mercado exige e está difícil de encontrar. A possibilidade de aprender com erros já cometidos será outro diferencial”, observa.

Outro atrativo para cursar essa especialização – criada a partir do BeAgro; o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil – envolve a questão financeira. Existem vagas com salários de até R$ 25 mil no interior do Brasil, mas faltam candidatos aptos.

Quem reúne essas aptidões avançadas se diferencia dos concorrentes e pode ganhar salários de 150% a 225% acima de quem tem apenas a formação superior, de acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua, do IBGE).

Direto ao ponto

Diferente das pós-graduações tradicionais – que são teóricas e generalistas – o MBA Agro 360: Gestão, Inovação e Estratégia tem conteúdos objetivos, relevantes, que vão direto ao ponto.

“Trouxemos o mercado para dentro da sala de aula. Criamos uma solução específica para quem trabalha ou pretende atuar no agronegócio e quer realmente se diferenciar nas empresas ou em seu próprio negócio”, complementa o CEO e fundador da Cumbre, Felipe Treitinger.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade