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Marketing no agronegócio: como usar estratégias a favor do setor

Data21 novembro 2023

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As estratégias de marketing para o agronegócio devem levar em consideração as características específicas desse setor, como a sazonalidade, a complexidade da cadeia de suprimentos e o público-alvo diversificado. Pensando nisso, vale a pena focar em estratégias e ações táticas que sejam eficazes para o segmento.

Uma das primeiras e mais importantes estratégias é conhecer bem o seu público-alvo.

Compreender os diferentes segmentos do mercado – pequenos agricultores, grandes propriedades rurais, agroindústrias, distribuidores etc. – é fundamental. Cada grupo pode ter necessidades e preferências diferentes, e suas estratégias de marketing devem ser adaptadas de acordo com elas.

No que tange marketing de conteúdo – uma excelente estratégia em qualquer etapa da cadeia produtiva –, podemos ressaltar a criação de conteúdo relevante e valioso (blogs, guias, infográficos e vídeos), e/ou conteúdo educativo sobre práticas, produtos, informação técnica e tecnologias (artigos, vídeos e webinars, por exemplo). Mas não só isso ajuda a construir relacionamentos de confiança com os clientes: as redes sociais são uma ferramenta poderosa para se conectar com o público do agronegócio. Plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn para compartilhar os conteúdos, interagir com clientes e promover seus produtos são essenciais nessa jornada.

Além disso, mais alguns elementos merecem atenção especial:

– Sazonalidade: planejar campanhas de marketing e promoções de acordo com as sazonalidades dos produtos agrícolas e pecuários;

– Sustentabilidade: destacar práticas sustentáveis e medidas adotadas para reduzir o impacto ambiental e, consequentemente, ressaltar a responsabilidade social;

– Tecnologia e inovação: usar tecnologias avançadas, como automação, monitoramento por satélite, IoT (Internet das Coisas) e análise de dados para medir o desempenho e mostrar como sua empresa está na vanguarda da indústria.

Por último e não menos importante, vale destacar que a construção de relacionamento de longo prazo com os clientes, manutenção de um eficiente canal de comunicação, bons canais de distribuição (venda direta, distribuição em cooperativas agrícolas, parcerias com revendedores etc.) e formação de parcerias estratégicas (colaboração com outras empresas do agronegócio como fabricantes de equipamentos, empresas de logística e/ou instituições de pesquisa), são cruciais para fortalecer sua presença no mercado e agregar valor à sua marca.

Dentro desse contexto, é fundamental a importância de uma equipe especializada em marketing voltada às particularidades do setor. Na Blink Bioscience contamos com profissionais que estudam o mercado e entregam ações direcionadas para o fortalecimento da marca, construindo uma identidade e agregando valor junto aos stakeholders.

Contar com uma equipe voltada para as estratégias de marketing no agronegócio deve ser uma prioridade, pois só assim é possível entregar ações adaptadas às necessidades específicas da sua empresa e do seu mercado-alvo. À medida que o setor evolui, é importante manter-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes e ajustar o planejamento a partir de métricas-chave para garantir os resultados e corrigir rotas.

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