Notícias

Agro

Marca italiana de tratores amplia número de revendas no Brasil

Data30 março 2022

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Após abrir unidades no RS e SC a Tramontini Antonio Carraro mira o centro do país e abre loja exclusiva em Boa Esperança/MG

A centenária empresa italiana, líder mundial na comercialização de tratores de montanha Antônio Carraro, chegou ao Brasil em 2016, através de parceria e acordo de cooperação tecnológico com a Tramontini Máquinas, de Venâncio Aires (RS). As vendas começaram no ano seguinte em todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e, desde então, a marca tem sido levada para outros estados. A mais recente é a abertura de uma revenda em Boa Esperança, importante polo produtor de café localizado no Sul de Minas Gerais.

“A abertura de novas revendas faz parte de um plano estratégico de expansão, definido pela Tramontini para os próximos anos. E para esta importante região produtora de café e frutas precisávamos de uma revenda com experiência no mercado, foi então que encontramos o Grupo Oliveira, com mais de 40 anos de tradição e que já trabalha com os motores Yanmar”, revela Everton Coutinho, Gerente Comercial de Tratores da Tramontini Antonio Carraro.

A revenda de Boa Esperança, inaugurada na última sexta-feira (25/03), é a primeira no estado de Minas Gerais, exclusiva com tratores da marca Tramontini Antonio Carraro. Com foco nos produtores de café e frutas, a loja contará com os quatro modelos da marca: três da Série 5800 (TN 5800/TRX 5800/TC 5800) e o TRX 7800. Mas, é a versatilidade e o poder de enfrentar terrenos íngremes que deve chamar a atenção dos produtores, como destaca a diretora e proprietária da revenda, Camila Barbosa Oliveira.

‘Conhecemos o desempenho dos tratores Tramontini Antonio Carraro no campo e ficamos impressionados com o que eles são capazes de fazer. Tem uma inclinação incrível, chega a lugares que outros tratores não conseguem trabalhar, é uma excelente ferramenta para a nossa região, especialmente para as lavouras de café”.

TRATOS DE MONTANHA

O trator de montanha da Série 5800 da Tramontini Antonio Carraro é um supercompacto de 50 cv, que se adapta a diferentes exigências e chega para atender necessidades específicas dos pomares, vinhedos, cafezais, aviários, entre outros.

Um dos diferenciais do trator multifuncional da Série 5800 é a reversibilidade. De forma fácil e prática, o próprio operador pode, em uma ação rápida, mesmo durante a lida no campo, girar o “cockpit” invertendo banco, painel, direção e pedais, sem precisar manobrar o trator para dar continuidade ao serviço, conforme a demanda de trabalho.

MOTOR

Os tratores Tramontini Antonio Carraro possuem motor Yanmar 50 HP, a mesma transmissão traseira antes utilizada, somente, em tratores mais potentes, com motores de 70 HP a 90 HP. A caixa é sincronizada, com 24 velocidades, sendo 12 para frente e 12 para trás (com opcional de 32 velocidades), com inversor sincronizado. “Ele tem mais lastro e robustez, é um híbrido entre outros dois modelos de produtos, o TN Major 5800 e o TRX 7800”, explica Everton. O Sistema hidráulico possui bomba de 16 cm cúbicos, que proporciona vazão de 43 litros por minuto. Além disso já vem com radiador de óleo, um item inovador para um trator desse porte.

RENDIMENTO

“Outra novidade é a opção tomada de potência (TDP) econômica, que o operador pode selecionar em uma situação em que não há demanda por tanta força. Isso deve resultar em economia de combustível na hora do trabalho, quando estiver em condições normais”, completa Everton. “Para acionar a TDP basta pressionar um botão, independente, situado no painel do veículo. É fácil de fazer e simples de desligar”.

No painel, há a opção de bloqueio da tração traseira, que pode ser acionada a qualquer momento, com o simples toque de um botão, mesmo em situações de risco. O bloqueio do eixo dianteiro permanece sendo acionado por pedal.

SEGURANÇA

Os tratores de montanha Tramontini Antonio Carraro são compactos, baixos e têm estabilidade ao transitar em terrenos acidentados e facilidade de circulação em parreirais e entre pomares de frutas, situações muito comuns em regiões como a Serra gaúcha. Algumas características estão presentes em todos os modelos da marca: são isodiamétricos, com pneus do mesmo tamanho, o que significa que têm tração realmente 4 x 4. Também possuem baixo centro de gravidade, com o peso distribuído na altura das rodas.

O sistema “ACTIO”, permite que trabalhem com 15 graus de articulação horizontal entre os eixos dianteiro e traseiro, o que faz com que todas as rodas permaneçam no chão, mesmo em terrenos acidentados. Além disso, têm bloqueio dianteiro e traseiro.

Com estrutura reforçada, apesar de compacto, o modelo da Série 5800 tem peso médio de 2200 kg. E, mesmo com lastro, mantém a característica de menos peso atrás e mais peso na frente, suportando até 3,5 toneladas de lastro, com implementos, devido à sua robustez traseira, podendo o operador adequar os lastros ao seu perfil de trabalho.

“Quando o operador, por exemplo, coloca um pulverizador ou uma carreta, a plataforma toda fica no chão. É uma grande ferramenta para manter o trabalho, normalmente, em locais de aclive ou montanhosos. Tudo isso sem compactar o solo, mas facilitando todo o trabalho a campo”, explica Everton.

Os técnicos também destacam que enquanto um trator agrícola convencional opera, no limite, a 12 graus de inclinação, os tratores desse modelo podem ser usados em locais com até 25 graus de inclinação e oferecer total segurança.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade