Notícias

Agro

Lubrificantes de alta performance garantem desemprenho de máquinas pesadas

Data18 março 2023

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Expostos em ambientes mais desafiadores, estes maquinários necessitam de um protocolo específico de lubrificação

Tratores, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e outras máquinas pesadas estão submetidas diariamente a uma quantidade substancial de força, calor e contaminação. Estas máquinas, devido a seu tamanho, não podem seguir o mesmo procedimento de lubrificação de máquinas menores.

Com características únicas, seguir um programa de manutenção preventivo genérico para essas máquinas pode ser um erro, já que a falta de lubrificantes adequados e a sua reaplicação no tempo correto pode quebrar e desgastar peças, além de tornar o equipamento inutilizável.

Para o especialista em lubrificantes e CEO da Lubvap Special Lubricants, Luiz Maldonado, é preciso entender quais as condições nas quais as máquinas são expostas em seu trabalho diário para que, assim, seja possível definir um programa de lubrificação específico.

Os componentes das máquinas pesadas são muito maiores do que o normal, então, por consequência, os detritos de desgaste também são maiores. A quantidade de detritos considerada normal para máquinas pesadas seria considerada extremamente alta em relação aos equipamentos comuns, logo os testes e parâmetros comuns simplesmente não se aplicam às máquinas pesadas”, explica Luiz.

Sendo assim, é necessário desenvolver procedimentos específicos para as máquinas pesadas, tendo em vista o contexto ambiental do equipamento. Com os testes, é possível verificar se os aditivos continuam desempenhando seu papel. O ideal é que esse monitoramento seja feito de forma mensal ou bimestral, capaz de corrigir de maneira rápida e eficiente as falhas causadas pela má lubrificação.

Em máquinas novas, a primeira lubrificação pode perder o pacote de aditivos em apenas um mês. Isso porque os aditivos aderem aos componentes do maquinário e não ficam mais suspensos no óleo. É possível perceber que se o protocolo genérico de lubrificação a cada seis meses fosse seguido, haveria um grande prejuízo”, completa o CEO.

Os lubrificantes para máquinas pesadas, como das marcas Kluber, Texas, Mobil, Rocol, Shell, quando usados de forma correta podem entregar o melhor rendimento e o mínimo de danos. Os componentes, como rolamentos, rolos de carga, rodas de guindaste, britadores, moinhos de martelos, cilindros de trabalhos, laminadores, entre outros, são partes importantes para uma atenção melhor. 

A Lubvap Special Lubricants é referência no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como Offshore, Agronegócio e muitos outros. Possui em seu portfólio de produtos diversas opções que atendem qualquer necessidade, como Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade