Agro
Laranja é o produto mais vendido da Ceagesp
18 abril 2022
O Brasil é líder mundial de produção e exportação de laranja. Tendo os Estados Unidos como os principais compradores da fruta nacional.
Por ano, são mais produzidas mais 16 milhões de toneladas. São Paulo é o principal produtor com mais de 12 milhões de t anuais. Outros Estados, Minas Gerais e Bahia vêm logo em seguida.
A fruta é muito utilizada para o consumo de suco natural. Mas também, muito comum, na culinária brasileira, como nas saladas, doces, geleias e marmeladas. Além de sorvetes, bolos e tortas. Ela é rica em vitamina C e de outros nutrientes: ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, fibras, pectina e flavonóides.
A Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo comercializa produtos que vêm de todas as partes do Brasil e de outros países. A laranja foi mais uma vez, o produto, em geral, mais comercializado no Entreposto paulista, em 2021.
De acordo com o balanço anual realizado pela SEDES – Seção de Economia e Desenvolvimento da CEAGESP, de janeiro a dezembro, do ano passado, foram mais de 259 mil toneladas. As variedades mais comercializadas são: Pera (73%), Lima (16%), Baía (3,33%), Seleta (3,23%) e Valência (1,52%).
As cidades que mais enviam laranja do tipo Seleta, por exemplo, para o Entreposto Terminal de São Paulo são: Limeira – SP (24%), Mogi Mirim – SP (15,4%) e Pariquera Açu – SP (11,6%).