Notícias

Agro

Klabin desenvolve tecnologia para impressão em braile em embalagens de papelão ondulado

Data26 novembro 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Solução exclusiva foi validada pela Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual e já está disponível para o mercado

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin anuncia o desenvolvimento de tecnologia pioneira para impressão em braile (sistema de escrita tátil usado por pessoas com deficiência visual) em embalagens de papelão ondulado, um importante marco social para o mercado. A solução tem validação do lote desse material pela Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (LARAMARA).

A Companhia, que tem a inovação como norteador de sua atuação, identificou a oportunidade de iniciar o projeto com foco em inclusão social, viabilizando a impressão em braile em embalagens de papelão ondulado. Para isso, a Klabin contou com o apoio de uma empresa especialista na produção de facas a laser para corte e vinco, no desenvolvimento das matrizes para a marcação dos pontos que auxiliam na leitura de pessoas cegas ou com baixa visão, atendendo as exigências e padrões técnicos.

“Acreditamos que a inscrição do Sistema Braille em embalagens de papelão ondulado reflete o nosso comprometimento em contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária. Sabemos do potencial da solução para alavancar a inclusão de pessoas com deficiência visual e estamos muito orgulhosos de oferecer esta possibilidade ao mercado”, afirma Luiz Carlos Walendowsky, gerente de Novos Negócios e Produtos de Papelão Ondulado da Klabin.

A tecnologia de impressão em braile está disponível nas unidades Tijuco Preto, em Jundiaí (SP) e Goiana (PE). Ainda segundo Walendowsky, a Klabin está partindo com testes pilotos e incrementando gradativamente paulatinamente a escala produtiva desta solução, sendo que os principais segmentos beneficiados serão os de cartuchos e e-commerce. “Com algumas exceções, o braille se faz mais importante em embalagens que chegam ao consumidor final. Sabemos que o mercado virtual está cada vez mais aquecido e este será um marco relevante para avançarmos socialmente neste nicho”, finaliza.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade