- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

JovemCoop promove a sustentabilidade do sistema cooperativista catarinense



Promover a sustentabilidade, o protagonismo e o envolvimento dos jovens no cooperativismo: esses são os principais objetivos do programa JovemCoop, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

O programa é reconhecido a partir da Portaria n° 112, de 15 de julho de 2019, e respeita os limites de atendimento e os critérios designados na Resolução n° 125, de 2020.

Em 2019, foram realizadas 30 ações, com 673 participações. O programa é distribuído nas etapas de sensibilização, aulas – seis módulos com diferentes temáticas – e formatura.

O JovemCoop atende cooperados e filhos de cooperados das cooperativas catarinenses, principalmente as do ramo agropecuário, com o escopo de fomentar a liderança e, consequentemente, a sucessão familiar no agronegócio.

O presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, afirma que “além de ensinar a doutrina cooperativista entre os mais jovens e fortalecer pensamentos empreendedores, o JovemCoop gera sustentabilidade no quadro social das cooperativas participantes”.