Notícias

Notícias

JE entrevista Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões

Data21 agosto 2020

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

JE – Fale um pouco sobre a pandemia e os efeitos no mercado de caminhões em 2020

Ari de Carvalho – Antes de mais nada, a Mercedes-Benz ressalta a importância dos motoristas, dos autônomos e dos transportadores na movimentação de cargas no País. Eles não pararam durante a pandemia, assegurando o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos por todo o País.
Por isso, os motoristas merecem todo nosso reconhecimento e agradecimento. Mesmo nesse momento difícil, eles foram guerreiros e não deixaram de trabalhar para trazer produtos e cargas vitais para o dia a dia de todos nós. Eles são verdadeiros heróis das estradas.
Quando o pico da pandemia passar e as coisas começarem a voltar ao normal, o setor de transporte certamente será um dos primeiros a puxar a retomada da economia. Por exemplo, a colheita da nova safra de grãos já começou, assim como a de cana-de-açúcar, além de outras atividades do agronegócio.
Também devem aquecer as vendas de caminhões setores como mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.
Ou seja, a expectativa é boa para o segundo semestre. Esperamos que tudo se ajeite na saúde e na economia do País.

JE – Nos últimos anos, tem se observado que a quantidade de mulheres pilotando caminhões tem aumentado consideravelmente, tanto nas transportadoras, como motoristas autônomas. As transportadoras, em alguns casos, têm preferido contratar mulheres, pelo motivo de as mesmas terem mais cuidado com o caminhão do que os homens. E as autônomas têm conseguido um melhor retorno financeiro do caminhão comparado com os homens, justamente por ter mais cuidado com a manutenção e a dirigibilidade.
Fale um pouco sobre esse tema, que vem aumentando diariamente nos pátios de postos de combustível e nos estacionamentos dos Ceasas?

Ari de Carvalho – Com certeza, cada vez mais, as mulheres vêm ganhando as estradas. Atenta às necessidades das motoristas e também das esposas dos caminhoneiros de todo o Brasil, a Mercedes-Benz criou o movimento “A Voz Delas”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância destas mulheres na estrada e mobilizar o maior número de pessoas, empresas e entidades – e não só quem trabalha na estrada – para que as ideias das motoristas e das esposas sejam colocadas em prática.
Com o “A Voz Delas”, a missão é melhorar a vida das profissionais, buscando parcerias para a realização de novos projetos para o bem-estar de todos nas estradas. A marca criou um hotsite para que elas expressem suas opiniões e mandem sugestões, além de interagirem e encontrarem dicas importantes para o seu dia a dia, como de saúde, segurança bem-estar e outras.

JE – A Mercedes-Benz tradicionalmente realiza muitas ações voltadas para o caminhoneiro (a). E nesse ano, com a pandemia a empresa desenvolveu algumas ações voltadas para a prevenção ao Covid 19? Quais foram elas?
Ari de Carvalho – Independentemente das diversas situações do País, a Mercedes-Benz sempre está ao lado dos transportadores e motoristas. Por isso, mesmo com o início da pandemia, continuou prestando serviços em conjunto com a Rede de Concessionários e a Central de Relacionamento com o Cliente, assegurando a logística de peças e a assistência técnica, contribuindo assim para garantir serviços essenciais para que os caminhões seguissem operando.
A Rede de Concessionários manteve normalmente o atendimento de vendas de veículos comerciais, peças e serviços aos clientes desde o início da pandemia. Para tanto, adotou uma série de medidas que buscam oferecer proteção a quem frequenta a oficina e as demais áreas internas.
Nas oficinas, as equipes fazem uma higienização das partes do veículo que forem tocadas, como maçanetas das portas, volante, alavanca de câmbio, freio de mão, assentos e outros itens.
O agendamento de serviços é outra medida muito importante como forma de evitar a presença de muitas pessoas na recepção da oficina. A redução de aglomerações aumenta a proteção para os clientes e para a equipe do concessionário
Lançamos recentemente o Showroom Virtual Star Online, ferramenta que leva os clientes para dentro de concessionários de todo o País, de forma rápida e online. Assim, os clientes podem nos visitar pelo computador, laptop ou celular a qualquer hora ou dia. Tudo muito prático, simples e rápido, para facilitar o seu dia a dia. Essa alternativa traz inúmeras vantagens, principalmente durante o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde durante a crise do coronavírus.
Além disso, promovemos a ação “Siga com Saúde”, que levou para mais de 10 mil motoristas kits de lanche e de higiene, além de máscaras e álcool gel, em mais de cinco estados do País.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade