Notícias

Agro

Irrigação eficiente e sustentável

Data14 junho 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Com a utilização correta dos pivôs centrais ou laterais e um assertivo manejo na lavoura, produtor pode ter alta produtividade aliada ao consumo eficiente de energia e redução média de 20% de água

Hoje no Brasil quando falamos em irrigação, os projetos que utilizam pivôs já estão muito bem estruturados. Isso porque os produtores contam com a mais alta tecnologia disponível no mundo.

O próximo grande desafio para as empresas e produtores é o manejo correto da irrigação. Mesmo com tantas opções no mercado, muitos agricultores ainda não realizam de maneira correta este manejo, e apenas “molham” as culturas não utilizando todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis.

Ao aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, além de poder causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade, o agricultor aumentará os seus custos e consequentemente terá maior desperdício dos recursos.

“Durante o crescimento da cultura ela terá demandas hídricas diferentes de acordo com seu estádio fenológico. Ou seja, manter a mesma quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações, pode resultar em um maior consumo e desperdício de água, principalmente quando não levamos em consideração a água presente no solo ou ainda as chuvas previstas”, destaca Gabriel Guarda, engenheiro agrônomo e especialista FieldNET da Lindsay América do Sul, empresa de tecnologias para sistema de irrigação por pivôs.

A maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, sempre aproveitando o recurso que já está disponível no solo. Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. Com gerenciamento remoto, a solução foi desenvolvida pela Lindsay e é totalmente integrada a já reconhecida plataforma FieldNET, também da marca.

A solução fornece informações precisas e objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. Com o FieldNET Advisor a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico. Mas, isso tudo, com foco em reduzir os custos com energia o uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs.

Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção e reduziram o consumo de água. Em alguns casos houve economia de 40%. “Depende da forma com que o produtor irriga, mas, na média, a economia tem sido de 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro”, diz o profissional.

Facilidade na programação

O FieldNET Advisor fornece dados precisos e simplificados para o manejo do irrigante com grande assertividade. “Esta é uma ferramenta agronômica, que agrega no manejo do nosso cliente. Assim como o próprio FieldNET que há mais de 10 anos é reconhecido mundialmente por sua eficiência e simplicidade de operação integrada, onde os produtores na mesma plataforma, realizam o gerenciamento dos seus equipamentos e o manejo da área irrigada”, destaca Guarda.

A ferramenta funciona de forma muito simples: basta o produtor inserir a cultura e suas características, o tipo de solo e as datas de plantio e o FieldNET Advisor combinará automaticamente esses dados com informações meteorológicas precisas e dados históricos de irrigação do campo. Em seguida, por meio de modelagem ele monitorará o crescimento da cultura e a profundidade das raízes para verificar a quantidade de água disponível no solo para a cultura e prever assim as necessidades futuras de água da lavoura, a quantidade e o momento ideal para a irrigação visando atingir a máxima produtividade.

Com ele, de um smartphone, tablet ou computador, em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina grau-a-grau do pivô a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura e o desperdício.

De acordo com o especialista da Lindsay, a proposta do FieldNET Advisor é manter sempre a quantidade de água no solo ideal para cada cultura. “O principal ponto é: o produtor utilizando a ferramenta vai irrigar de maneira mais eficiente e com maior precisão. Ele saberá quantos milímetros de água utilizou por saca produzida e obterá a máxima lucratividade potencializando seu investimento. No final das contas utilizará a água e energia de maneira mais sustentável e terá maior rentabilidade por milímetro aplicado”, destaca Guarda.

Solução disponível

Os produtores de todo o Brasil que desejam saber mais informações sobre a ferramenta que irá contribuir para a maior produtividade e sustentabilidade das lavouras, basta procurar uma revenda parceira Lindsay mais próxima de sua região. Os profissionais parceiros estão aptos e treinados para auxiliarem e dar todo o suporte e orientação necessária sobre o FieldNET Advisor.

Sobre – A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.

VEJA TAMBÉM...