- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Inspeção portuária é fundamental no transporte internacional de grãos

Serviço oferecido pelo Genesis Group garante a qualidade para o cliente final com certificações que seguem todos os protocolos exigidos pela legislação do setor

Segundo recente levantamento da safra de 2020/2021 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no País deverá ficar em 254mi de toneladas.

Já os números de exportação de milho, soja e farelo de soja devem alcançar cerca de 124,97mi de toneladas. Diante dessa demanda que passará pelos portos brasileiros é fundamental que compradores e embarcadores tenham atenção com a qualidade dos produtos. Para isso os serviços do Genesis Group se mostram tão importantes, pois a empresa garante a certificação dos produtos no momento do embarque.

De acordo com Fernando Souza, Eng. Agrônomo e gerente comercial no Genesis Group, o papel do inspetor é ser os ‘olhos do cliente’ no local de embarque evitando qualquer discordância em relação ao que foi firmado em contrato entre traders e compradores. “Nosso trabalho é garantir a segurança e a qualidade para o cliente final, com certificações que seguem todos os protocolos exigidos pela legislação do setor”, aponta.

Inspeção criteriosa do navio

O trabalho de inspeção inicia-se bem antes da chegada do navio, uma vez que a empresa deve estar em dia com todos os credenciamentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Ao receber a nomeação o navio passa a ser monitorado e seu status é diariamente comunicado. Na atracação é realizada uma vistoria oficial onde são checadas as condições de limpeza e manutenção dos porões e, durante o carregamento, são retiradas amostras para a classificação do produto.

Ao final da operação uma amostra é submetida à análise laboratorial e, posteriormente são emitidos os certificados de peso e qualidade. “Temos que estar atentos a todos os fatores que possam contaminar a carga, como por exemplo, se o navio anteriormente transportou fertilizantes ou outros produtos que possam trazer danos a carga”, reforça Souza.

Confiança

Todas as commodities destinadas a exportação precisam ser certificadas e esta tem sido uma das missões que o Genesis Group se dedica desde 2004. Um dos diferenciais do grupo, que no último ano foi responsável pelo embarque de mais de 5mi de toneladas de soja, milho e farelo de soja, é o seu investimento em tecnologia.

“Todos os agentes do processo (equipe Genesis e clientes) recebem as informações na palma da mão durante o período de embarque, possibilitando uma comunicação clara e rapidez nas entregas”, fala segundo o gerente do Genesis Group, e isso só é possível graças ao sistema que a empresa desenvolveu.

Atualmente a equipe do Genesis está preparada para atuar nos principais portos brasileiros, além de também atuar com controladoria, análises de produtos sólidos e líquidos na modalidade de transporte via containers. Nesta modalidade atuamos desde a inspeção dos containers vazios até o momento da estufagem.

Sobre: O Genesis Group é uma plataforma de soluções em testes, inspeções, certificações, análises e rastreabilidade para o agroalimento. Com 20 anos de atuação, conta com mais de 1.700 colaboradores altamente treinados, estrategicamente distribuídos por todas as regiões produtoras. Seu DNA de inovação se reflete em seu propósito na busca pela segurança alimentar do campo à mesa.