Notícias

Floricultura

Flores e plantas na forma de coração ajudam namorados a declarar seu amor

Data9 junho 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Presentear com flores e plantas pode ter um apelo emocional ainda maior quando elas já trazem explícitas todo o carinho e paixão que envolve o relacionamento. O Dia dos Namorados é uma data que requer uma criatividade “aflorada” e de ousadia na escolha dos presentes. Pensando nisso, a Cooperativa Veiling Holambra selecionou flores e plantas que não seguem a tradição e, por isso mesmo, podem fazer toda a diferença. Entre as opções, estão as delicadíssimas marantas, que parecem pintadas à mão e são chamadas de “rezadeiras” por unirem suas folhas na forma de oração. Elas podem ser “requisitadas” para mandar o recado de que Santo Antônio foi envolvido na conquista.

Não há dúvida de que as rosas vermelhas e as orquídeas, por tradição, ainda são as mais procuradas para o Dia dos Namorados. Mas, a cada ano, a sutileza que a data exige vem ampliando o mercado para uma grande variedade de flores e plantas ornamentais que também emocionam pelo formato e não apenas pela beleza, cor ou significado. Se uma planta ou flor já emocionam, imagine, então, quando elas têm a forma de coração.

São várias as plantas ornamentais e flores já agraciadas pela natureza por trazerem pétalas ou folhas no formato de coração. Entre elas, os antúrios, que podem ser encontrados em uma grande paleta de cores, o “coração emaranhado”, as suculentas hoya (flor de cera ou cactos sem espinhos), a alocasia amazônica e o trevo de quatro folhas (traz quatro corações), entre outras. E, mesmo quando o apelo não vem diretamente da natureza, os produtores encontraram um jeito de tutorá-las com arames (orquídeas, por exemplo) ou amarrá-las (sansevierias cilíndricas) para conseguirem essa representação romântica.

“Nenhuma dessas variedades chega a ser novidade no mercado. Mas não há como desviar os olhos delas quando expostas nas floriculturas, supermercados ou garden centers. Imagine a emoção de receber, em flor, o coração do ser amado”, lembra Thamara D’Angieri, gerente de Marketing da Cooperativa Veiling Holambra. O CEO da Cooperativa, Jorge Possato Ferreira destaca que os diferenciais são tão importantes, fazendo com que a cada ano os produtores invistam mais em opções e até em embalagens alusivas que agregam valor aos produtos oferecidos. “A expectativa de vendas de flores e plantas para o Dia dos Namorados é positiva, em torno de 15% em relação ao resultado alcançado em 2019, visto que consideramos em 2020 já estávamos na pandemia, não sendo parâmetro para um comparativo”, diz.

Formato natural de coração

Entre as plantas que trazem naturalmente suas flores ou folhas – ou ambas – no formato de coração, a mais conhecida é o antúrio. Ele destaca-se por suas folhas exóticas, em formato de coração (cordiformes). Variam de cor e de tamanho. Estima-se que, na natureza, existam mais de 900 variedades de antúrios. Podem ser encontrados em diferentes cores, do branco ao black, verde, laranja e passando por uma grande variedade do rosa ao vermelho escuro. O produtor Patrick Barendsen, da empresa Symphony, estima 15% de aumento das vendas de antúrios de vaso para o Dia dos Namorados. Stephanie Ruiter, gerente comercial da Lisa Flora, produtora de antúrios de corte, aposta nos lindos buquês e arranjos que podem ser compostos com “corações” em uma única cor ou combinando os diversas tons disponíveis no mercado.

Também para declarar seu amor, a opção pode ser um cacto. A Hoya kerrii, batizado de “cacto-coração”, é encontrada em duas versões. Em vasos, com apenas uma única folha enraizada no substrato, super decorativa, ou na versão natural, em forma de trepadeira, extremamente ornamental por produzir longas hastes de até quatro metros de altura. Suas folhas têm o formato de coração e já seriam suficientes para alegrar quem as recebe. No entanto, no final da primavera e, principalmente, no verão, época da florada, produz flores que parecem ser feitas de cera. O produtor Filipini Fontana disponibiliza o cacto coração na cuia 21.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade