- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Fintech lança serviço de crédito para transportadores e caminhoneiros

Target Meio de Pagamentos agora é securitizadora e oferece antecipação de recebíveis de frete

A Target Meio de Pagamentos, empresa especializada em soluções financeiras para o mercado de fretes, acaba de se tornar securitizadora de créditos e passa a oferecer crédito para transportadores e caminhoneiros cadastrados no MEI.

Com análise de risco personalizada e taxas competitivas, a empresa passa a atender uma enorme demanda para antecipação de recebíveis, que é uma necessidade comum das operações neste setor.

O objetivo é oferecer soluções de pagamentos cada vez mais completas que ajudem no crescimento das empresas parceiras.

Além da própria natureza dos serviços de entrega (tempo, volume e possíveis perdas), o aquecimento do setor de logística gera uma maior demanda por contratos de frete e isso vêm se refletindo em prazos maiores para quitação.

“Nesse cenário, empresas que conseguem oferecer melhores condições para pagar os caminhoneiros levam vantagem em relação a concorrentes”, explica Luiz Garcia, diretor financeiro da Target.

“Nosso negócio é facilitar a atuação tanto das transportadoras quanto dos caminhoneiros em sentido amplo. Eles já estão totalmente dedicados, doando todo tempo que têm para manter o Brasil funcionando. É nossa missão fazer com que não falte recursos para eles, enquanto não recebem seus pagamentos”, acrescenta.

Na prática, a empresa contrata a antecipação de algum pagamento de frete, de forma pontual, e negocia a quitação de acordo com prazo e valores do que irá receber por aquele serviço.

A solução ajuda, principalmente, empresas que estão com o limite de crédito em seu banco regular comprometido por empréstimos, mas precisam de liquidez em casos específicos para se manterem competitivas em seu mercado de atuação.

“O serviço é muito vantajoso, pois possibilita o acesso a recursos sem gerar dívidas”, destaca o CEO da Target Meio de Pagamentos, José Santos, acrescentando que a procura foi alta já no primeiro mês de operação. “Movimentamos R$3,4 milhões nesse período”.

MEI E AUTÔNOMOS TAMBÉM PODEM TER ACESSO AO CRÉDITO

O serviço de antecipação de recebíveis também poderá beneficiar motoristas cadastrados no MEI e, futuramente, até mesmo os autônomos. Superintendente de crédito da Target e responsável por coordenar as análises de risco, Kenji Sabanai ressalta que ter uma reserva de emergência é muito importante para os caminhoneiros pois, uma vez que a maioria das estradas não oferecem boas condições de tráfego, muitas vezes, provocando danos aos veículos – seja em suspensão, ou em rodas e pneus – “Isso pode representar um alto gasto não planejado que pode impactar na conclusão do serviço de frete!”, comenta kenji.

Para se candidatar ao novo serviço Target, a empresa ou caminhoneiro MEI precisa se cadastrar e passar por uma análise.

Para garantir taxas competitivas, os analistas avaliam caso a caso, in loco. Ou seja, fazem visitas às empresas para uma avaliação próxima que permita estruturar a melhor operação, de acordo com a necessidade da empresa naquele momento.

Depois desse processo, o acesso aos recursos é fácil, rápido e sem burocracias, podendo ser feito direto pela Target Conta Digital ou por qualquer outro banco.

“Basta ter um contrato de frete para se candidatar”, explica Kenji. “Nosso objetivo é ser parceiro das companhias do setor de transportes. E essas avaliações nos ajudam a ter uma real noção do risco do negócio, possibilitando a oferta de crédito com taxas competitivas, de acordo com cada contrato que o cliente precisa antecipar”.