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Empresa inaugura plataforma de vendas online para produtores de hortaliças em todo o Brasil

Data1 novembro 2023

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Empresa prevê um crescimento de 15% ao ano nas vendas de sementes via e-commerce, a partir de 2024

A Sakata acaba de lançar uma grande novidade para atender as demandas dos produtores em todo o Brasil: sua plataforma de e-commerce – vendas.sakata.com.br – destinada à comercialização de sementes de hortaliças.

Com grande investimento de recursos e profissionais envolvidos no seu desenvolvimento, a plataforma de comércio eletrônico da empresa visa facilitar o acesso aos seus produtos, promovendo a eficiência e a modernização no setor. A expectativa da companhia é de que o volume de vendas de sementes via e-commerce cresça, em média, 15% ao ano, a partir de 2024, à medida que a plataforma ganhe mais visibilidade e popularidade entre os clientes e que os mesmos vivenciem uma experiência satisfatória com este novo formato de compra.

A demanda para a criação do e-commerce surgiu após a empresa constatar um aumento considerável no uso do comércio digital pelos produtores, em decorrência do contexto da pandemia da COVID-19, quando o universo das compras online se difundiu rapidamente como um recurso importante para vários setores da economia que, até então, mantinham apenas as vendas presenciais como foco, incluindo o agronegócio em geral. Segundo o relatório “Latin America E-commerce Forecast 2023”, divulgado recentemente pelo eMarketer/Insider Intelligence, o mercado de comércio eletrônico na América Latina se destaca como o segundo com a mais elevada taxa de crescimento global, sendo superado apenas pelo Oriente Médio e a África. De acordo com o estudo, o e-commerce na América Latina continuará a se expandir com taxas superiores a dois dígitos pelos próximos quatro anos, liderando o crescimento mundial do setor. A pesquisa revela ainda que a projeção é de que as vendas no comércio eletrônico ultrapassem a impressionante marca de US$ 200 bilhões até 2026, apenas na América Latina.

VANTAGENS DO E-COMMERCE NO AGRO

A implementação da digitalização de vendas da Sakata foi desenvolvida com o objetivo de ampliar o acesso de produtores de todo o Brasil ao portfólio de produtos da empresa. “Temos uma cadeia de distribuidores que atendem o mercado fisicamente, mas há produtores menores ou em áreas mais remotas que, a partir de agora, poderão ser atendidos via plataforma digital. O nosso e-commerce está sendo desenvolvido há dois anos, por meio de um trabalho conjunto entre as áreas de Vendas, Marketing e Jurídica. No desenvolvimento da plataforma, definimos os critérios e parâmetros das regiões, municípios e distribuidores que atenderiam essas vendas. Selecionamos os produtos, as condições de preços e contamos com o apoio interdepartamental para materializar este projeto”, conta o Gerente Nacional de Vendas da Sakata Seed Sudamerica, André Nogueira.

O profissional afirma que o desenvolvimento do próprio e-commerce traz vantagens claras e impactantes para a empresa. “Dentre os principais benefícios estão o acesso a um mercado global, maior eficiência operacional, visibilidade de marca, melhoria na logística, facilidade de compra para os consumidores e integração com tecnologias avançadas”, explica Nogueira. Ele reforça ainda “que a iniciativa da entrada da Sakata para o universo das vendas online chega para complementar o seu modelo tradicional de vendas presenciais, agregando ainda mais valor ao seu negócio e facilitando ainda mais o acesso dos clientes aos produtos, colaborando também para a ampliação e o desenvolvimento do setor”.

Já os produtores, de modo especial, também terão uma série de benefícios importantes com a nova ferramenta digital. Uma delas é a maior facilidade de compra, permitindo a aquisição das sementes de hortaliças de forma conveniente, eliminando a necessidade de deslocamentos e economizando tempo. Além disso, o e-commerce amplia o acesso aos produtos da empresa, alcançando regiões distantes e áreas que não são cobertas por distribuidores com atendimento físico, o que é particularmente vantajoso para produtores que estão situados em áreas rurais remotas e que poderão passar a contar com os benefícios e diferenciais dos produtos da Sakata. E para os pequenos horticultores, essa plataforma representa uma solução valiosa, garantindo uma melhor disponibilidade de sementes, mesmo em pequenas escalas de produção, onde o atendimento presencial pode ser limitado.

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