Notícias

Agro

Doações de alimentos do Banco Ceagesp de Alimentos aumentaram 145% no primeiro semestre de 2021

Data12 julho 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Com o fim do primeiro semestre deste ano, a CEAGESP tem o orgulho de noticiar que houve um aumento de doações de mantimentos do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), localizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), tendo um salto de 145% no volume comparado ao período de janeiro a junho de 2020. Se forem consideradas todas as ações sociais da CEAGESP, há um total de 3.303.209 pessoas atendidas e 1.276 toneladas de alimentos entregues.

Além daquilo vindo do BCA, esse valor inclui também as ações feitas pelas operações das unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, que têm cunho mais local. De grandes destaques no ano, as ações de Aparecida, em março, e Araraquara, em abril.

Essas cidades, respectivamente, receberam 292 e 100 toneladas. No caso de Araraquara, estão somadas também as cidades de Descalvado e Rincão. Potim e Roseira, que podem ser consideradas uma continuação da ação de Aparecida, receberam 60 toneladas.

28 toneladas foram enviadas para as aldeias indígenas Tenonde Porã e Krukutu, no bairro paulistano de Parelheiros. Outras 10 toneladas foram para Sumaré e cargas menores foram para diversas cidades, como Cachoeira Paulista, Pinhalzinho, Águas da Prata, Guatapará, Guaratinguetá, além da APAE Iguape. Houve também ampliação do número de bancos de alimentos beneficiados pelo BCA, que eram 39 entre janeiro e junho do ano passado e agora são 47.

Possibilitou esse aumento, entre outras coisas, o aprimoramento da comunicação entre a CEAGESP e os permissionários, com estes sendo os responsáveis pela maior parte dos esforços. O espectro de beneficiados também foi ampliado e possibilitou também as ações de quinta-feira do ETSP, que em média atendem 500 famílias. Para alguém solicitar doação de alimentos ao BCA, a CEAGESP pede que seja enviado um ofício.

Sobre o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA)

Presente em São Paulo e mais 11 entrepostos do interior paulista (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba), o BCA é uma iniciativa da Coordenadoria de Sustentabilidade da CEAGESP que tem por missão conscientizar e sensibilizar os comerciantes dos entrepostos para a doação de alimentação digna e saudável. Os mantimentos arrecadados são recebidos e distribuídos ao maior número possível de pessoas em situação vulnerável.

Em parceria com a Seção de Controle de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) e a Comunicação (CODCO), o BCA elaborou um e-book com boas práticas de manutenção e preparação de alimentos, acessível ao grande público pelo link http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/bca_ebook_boas_praticas.pdf

VEJA TAMBÉM...