Notícias

Floricultura

Dia das Mães movimenta o mercado de flores

Data4 maio 2022

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Orquídeas, begônias, margaridas, e muitas outras flores encantam todos os olhares e enchem o coração de quem as recebe. Não à toa, esse é um setor que tem conseguido se recuperar rapidamente da crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus.

A retomada da economia e a volta de eventos, como festas de casamentos e outras cerimônias, foi fundamental para a recuperação do setor de flores.

“Estamos com uma perspectiva muita boa em relação ao ano passado, quando a gente estava em um momento difícil. Nesse ano as lojas estão abertas, os eventos voltaram. A perspectiva de venda para o Dia das Mães é bem maior que a do ano passado, em torno de 40%”, comemora Antonio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.

Flores preferidas

O Dia das Mães contempla uma gama enorme de flores e plantas comercializadas. Em termos de vendas, as rosas e orquídeas são líderes em suas categorias de corte e de vaso, respectivamente. Contudo, a data acaba potencializando a venda de todos os produtos.

Mas é muito difícil apontar apenas algumas espécies, uma vez que cada região do Brasil tem suas características culturais e existem flores e plantas para o gosto pessoal de cada um, assim como o jeito de ser de cada mãe: alstroemérias, antúrios, kalanchoes, begônias, azaléias, gérberas, lírios e tulipas, cúrcumas, celósias, sansevierias, suculentas e cactos em geral.

Vale lembrar que as flores são sazonais e que existe um mix de cerca de 300 espécies (criadas pela natureza) e mais de 2.500 variedades diferentes comercializadas pela Cooperativa Veiling Holambra (criadas pela natureza ou pelos melhoristas por cruzamento genético). Com todas suas formas, cores e apresentações, o Veiling trabalha com cerca de seis mil itens diferentes, embora todos os anos novas variedades são lançadas no mercado, desenvolvidas pelos breeders (melhoristas). Com o tempo, algumas deixam de ser produzidas.

Ceagesp

A Ceagesp possui a maior Feira de Flor do País. Ela reúne cerca de mil produtores de flores, plantas, grama e mudas. Semanalmente, são comercializadas entre 800 e 1 mil toneladas de flores e plantas. Em cada um dos dias em que é realizada, circulam em média de 5 mil a 8 mil pessoas no ETSP.

A semana que antecede o Dia das Mães é o período de maior movimentação, que tem alta procura também em virtude de maio ser o mês das noivas. Outras datas importantes são o Dia dos Namorados, Finados e as festas de final de ano.

A flor que tem maior saída no Dia das Mães é a rosa, que movimenta 20% do setor. A rosa vermelha responde por mais de 80% da comercialização. Nas semanas anteriores a essa comemoração, as vendas aumentam – chega-se a uma média de 2 mil toneladas de plantas.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade