Notícias

Agro

Crescem operações com drones na agricultura, mas custo ainda é um problema

Data14 março 2022

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A tecnologia dos drones ocupa cada vez mais espaço pelos campos na agricultura mundial. Segundo pesquisa da empresa Drone Deploy, realizada em 40 países, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano. 

A união da tecnologia embarcada para a geração de resultados rápidos, com a possibilidade de automação de processos da produção, tornou-se a receita perfeita para o crescimento do uso no meio rural. Para a gerente de formação profissional rural e promoção social do sistema FAEMG, Liziana Rodrigues, a tecnologia pode ser aplicada em qualquer perfil de propriedade rural e será cada vez mais acessível:

“Estamos sempre com o olhar focado nas tendências de mercado e antecipando demandas para capacitar profissionais. Esse crescimento constante do uso de drones vai aumentar a eficiência da gestão no campo”.

Segundo o instrutor dos cursos de drones do Sistema FAEMG, Marco Alziro, o uso do aparelho vai ao encontro de uma realidade de mecanização agrícola automatizada, gerando economia financeira: “Essa tecnologia pode ser utilizada por todos os produtores rurais e, por meio da versatilidade do equipamento, ele pode ser ajustado para desempenhar atividades específicas em cada etapa do ciclo produtivo”.

De acordo com o sistema FAEMG, além da ação direta na produção agrícola, os drones podem atuar também na prevenção de incêndios e na preservação ambiental. Para capacitar militares na prestação de serviço à sociedade, o Sistema FAEMG fez parcerias com a 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Lavras e com militares no Campo de Instrução de Juiz de Fora / Centro de Educação Ambiental e Cultura do Exército Brasileiro.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade