Notícias

Agro

Controle biológico melhora a qualidade e produtividade de frutas, legumes e verduras

Data23 novembro 2020

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Biotrop apresenta soluções para o manejo natural dos sistemas agrícolas que aumentam o poder nutricional e realizam o biocontrole de pragas e doenças – sem deixar resíduos – contribuindo para uma agricultura mais sustentável e saudável

A produção de frutas, legumes e verduras (FLV) é uma atividade extremamente importante para a agricultura e economia brasileira, responsável por cerca de 13 milhões de empregos diretos e indiretos.

Entre as hortaliças, o cultivo é altamente diversificado sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade do que é produzido.

Já nas frutas, o Brasil tem grande destaque estabelecido como terceiro maior produtor mundial, com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano.

Para atender as demandas e especificações do mercado é preciso entregar um produto impecável no sabor e aparência, com especial atenção ao LMR (limite máximo de resíduos), cada vez mais demandado pelos supermercados e consumidores.

A missão não é nada fácil, afinal é necessário um controle efetivo de pragas e doenças, além de manejo nutricional eficiente nas propriedades, sem deixar resíduos algum nos produtos, principalmente àqueles que são consumidos in natura.

Para ajudar os produtores neste desafio, a Biotrop – empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para a agricultura, oferece eficientes ferramentas. Assim é possível ter maior qualidade dos produtos e ainda melhor produtividade da lavoura.

De acordo com Juliano Silva, Engenheiro Agrônomo e Gerente de Assuntos Regulatórios da empresa, entre as ferramentas disponíveis, os destaques são os fertilizantes: Bioativus, Bionautus, Biocalda e Stimutrop, que têm características bem interessantes do ponto de vista de Bioativação.

“De modo geral, estes produtos terão papel fundamental na nutrição e desenvolvimento da planta, que estará melhor nutrida e mais bem preparada para possíveis estresses que podem ocorrer no ciclo das culturas”, destaca.

Soluções eficientes

Entre os produtos citados, o Bioativus é um fertilizante organomineral natural formulado a partir da fermentação de leveduras especiais, um complexante de excelência, com alta concentração de aminoácidos livres. Sua ação promove o carreamento de nutrientes e tem atuação sistêmica na planta.

Como resultado dessa tecnologia, há uma rápida absorção, uma melhor translocação e consequentemente uma maior eficiência dos produtos agrícolas.

Entre os seus benefícios está ainda o aumento da produtividade e a rentabilidade, ameniza os efeitos provocados por estresses abióticos e ainda favorece o desenvolvimento uniforme e equilibrado das culturas.

Assim como o Bioativus, o Bionautus também é um fertilizante organomineral, porém sua composição é de extrato de algas marinhas Ascophyllum nosodum extraídos do Atlântico Norte.

Ele atua no metabolismo secundário da planta e na expressão de proteínas de resistência e de crescimento, com efeito positivo sobre estresses abióticos, na fotossíntese, no processo de florescimento e na produtividade das culturas.

Entre os benefícios diretos proporcionados está a melhora no pegamento de flores e a reduz dos efeitos de estresses abióticos.

Já o Biocalda é um fertilizante mineral misto com aplicação também via foliar, contendo Nitrogênio e Boro.

Uma combinação balanceada entre aditivos, estabilizantes e óleos vegetais nobres que protegem as gotas e reduzem a tensão superficial, aumentando a eficiência das pulverizações e a absorção dos nutrientes.

Entre os seus diferenciais, destaque para sua formulação equilibrada e inovadora com surfactantes nobres e pH equilibrado. Além disso, é importante ressaltar que o produto não contém Nonil Fenol Etoxilado e sim óleos vegetais naturais.

Outro fertilizante mineral misto com características únicas de fisioativação é o Stimutrop.

O produto combina o estímulo ao desenvolvimento das plantas e o crescimento de microrganismos benéficos em um processo sinérgico, capaz de elevar a produtividade e a longevidade das lavouras.

Entre seus benefícios destaca-se também o aumento da longevidade de cultivos como a cana-de-açúcar e ainda a melhora na eficiência da adubação de base.

Somado a tudo isso o Stimutrop aprofunda o sistema radicular, potencializa a performance dos microrganismos benéficos do solo e tem excelente praticidade e facilidade de aplicação.

Segundo o especialista da Biotrop é importante salientar que todos estes produtos são para aplicação foliar e que não têm nenhum tipo de restrição por cultivo.

“Com as soluções biológicas o produtor vai conseguir melhorar o desempenho da sua lavoura que terá mais produtividade com as frutas, verduras ou legumes que serão de maior qualidade, prontos para o consumidor”, finaliza Silva.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade