Notícias

Agro

Citros: qualidade do suco depende de cuidados nutricionais na fase de maturação

Data22 setembro 2020

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Aspectos como bom peso médio dos frutos, alto teor de grau brix e baixa acidez são determinantes para que o produtor consiga entregar à indústria uma fruta com bom rendimento de suco e melhor sabor.

Para melhorar estas características, o manejo nutricional nas fases de enchimento e início da maturação das frutas pode ser o grande aliado para o agricultor se diferenciar e conquistar maior rentabilidade com seu pomar.

Estudos realizados na região de Jales (SP) apontaram que o uso de soluções naturais à base de compostos orgânicos específicos e nutrientes complexados por aminoácidos impactou diretamente nestes fatores.

As pesquisas, desenvolvidas pela Alltech Crop Science, mostraram, por exemplo, um incremento de 19,1% no peso médio do fruto e 7,3% no teor de grau brix da Laranja Pera Rio.

Também na mesma variedade, foi possível observar aumento de 1,6% no rendimento de suco com o uso da tecnologia. As aplicações foram realizadas no início da fase de maturação.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da empresa, a atenção à fase de finalização do ciclo é essencial para qualidade e produtividade.

“Estas soluções incluem elementos nutricionais como potássio, molibdênio e boro, que vão intensificar o transporte de fotoassimilados para o fruto e ainda manter a tão importante atividade fotossintética da planta. Assim, teremos melhor equilíbrio nutricional e fisiológico das plantas, e maior uniformidade da qualidade final dos frutos de citros”, explica.

Além disso, neste período, a cultura tende a passar por diversos estresses climáticos, causados por adversidades como as variações na temperatura e na luminosidade.

“Estes desequilíbrios fazem com que o citros leve sua reserva de energia para outras estruturas do vegetal e não para a fruta, comprometendo a produtividade e a qualidade”, detalha Revoredo.

Neste cenário, os cuidados nutricionais se tornam ainda mais importantes para minimizar os impactos e direcionar a energia para o enchimento dos frutos, permitindo a definição dos componentes de produtividade e qualidade.

Para atingir resultados positivos, entretanto, o agrônomo também lembra da importância da manutenção de tratos culturais adequados, sempre se atentando às exigências nutricionais de cada cultivar, o manejo fitossanitário e o bom fornecimento de água por meio da irrigação, principalmente em momentos de estresse hídrico, que podem atrasar o desenvolvimento da planta.

Dica do especialista

Com o objetivo de melhorar as características de qualidade, tais como o teor de sólidos solúveis totais (°brix), coloração e padronização do fruto, a Alltech Crop Science desenvolveu o Honey, solução natural que possui elementos essenciais que, somados a componentes orgânicos, auxiliam diretamente no metabolismo e na melhor distribuição dos fotoassimilados para os frutos.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade