- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

CEAGESP: um novo olhar sobre sustentabilidade e ajuda a quem precisa

Nova gestão firma compromisso em nome da transparência nas ações sustentáveis

Mostrar a força da CEAGESP e gerenciá-la para gerar lucro com foco na sustentabilidade e no combate ao desperdício de alimentos. Esses foram os objetivos apresentados pelo Cel. Ricardo Mello Araujo no dia de sua posse como diretor presidente da Companhia em 23 de outubro de 2020.

Pouco mais de dois meses se passaram e as transformações no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) não passam despercebidas, principalmente quando o assunto é sustentabilidade.

A rotina na doação de alimentos, antes realizada somente por meio do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) às entidades cadastradas, foi intensificada com a inclusão de distribuições semanais às famílias mais necessitadas. Uma forma encontrada de ajudar a quem mais precisa, principalmente em tempos de pandemia.

Aproximadamente 500 pessoas levam para casa um kit feira com frutas, legumes e verduras e garantem o complemento nutritivo para o sustento de seus familiares.

O desafio lançado pelo presidente a permissionários e funcionários da CEAGESP para a realização das doações semanais foi aceito e tem superado as expectativas. Desde o dia 5 de novembro quando a primeira ação foi realizada, 22 toneladas de produtos hortifrútis foram entregues gratuitamente para mais de 20 mil pessoas.

Até mesmo no BCA as doações aumentaram e passaram a marca de 200 mil toneladas de produtos doados para mais de 200 entidades assistenciais e 15 outros bancos de alimentos, somente nos últimos dois meses de 2020. Números esses jamais alcançados.

“Os dados mostram que uma gestão ética, íntegra e transparente pode alcançar resultados positivos jamais esperados, além de contribuir para que ações com o propósito de fazer o bem fiquem em evidência e alcancem novos parceiros que acreditam na causa”, destaca Mello Araujo.

Uma ação inédita em nome da solidariedade

Na primeira quinzena de janeiro e na expectativa do aumento nos impostos sobre os alimentos, permissionários se mobilizaram para contribuir com a ação social de uma maneira jamais vista na história da Companhia: doar três mil kits para as famílias.

Além de ajudar quem mais necessita era necessário chamar a atenção da sociedade e de governantes para que os alimentos não sofram mais aumentos e não prejudiquem as pessoas mais carentes.

Uma grande força tarefa foi criada e a ação foi realizada no dia 14 de janeiro, mesmo debaixo de uma grande chuva que atingiu a zona oeste da capital. Funcionários das mais diversas áreas da CEAGESP deixaram seus respectivos postos de trabalho para ajudar na montagem dos kits e não hesitaram em colaborar na distribuição.

Permissionários, além dos próprios alimentos, também doaram embalagens e outros materiais necessários e cederam seus funcionários para ajudar. Ali, era apenas um único grupo partilhando do mesmo sentimento: satisfação em ajudar ao próximo.

Fome e desperdício, NÃO!

Pessoas em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar existem e merecem atenção. No ETSP, maior entreposto da América Latina, o desafio de combater o desperdício e ajudar quem tem fome é diário. Seja na correria do dia a dia ou pela falta de sensibilização com o próximo, muitos alimentos ainda são desperdiçados.

“Acredito que grande parte do povo brasileiro é do bem e nosso desejo é que todos sejam conscientes em evitar o desperdício e colaborem para que o alimento chegue à população que mais necessita. Continuaremos fazendo nossa parte e que nossa corrente da solidariedade só aumente”, completa Mello Araujo.

Autor

Coordenadoria de Comunicação e Marketing da CEAGESP