Notícias

Logística e Transporte

Carlos Fraga, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina.

Data22 maio 2024

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Nesta edição, vamos conversar com a fabricante de caminhões Iveco. A montadora italiana está presente no Brasil, com fábrica em Sete Lagoas (MG), sendo muito conhecida dentro do segmento do transporte de cargas e distribuição urbana. Nosso bate papo é com Carlos Fraga, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina.

01 – A IVECO tem ampliado o market share nos últimos anos dentro dos segmentos de distribuição e logística nos centros urbanos e no transporte de curtas e médias distâncias, e esse crescimento é visível ao entrar nas principais Ceasas do Brasil e observar a constante movimentação de cargas nas plataformas. Gostaríamos que você deixasse um recado para todos que utilizam os produtos IVECO diariamente dentro dos Ceasas.

Nosso portfólio foi desenvolvido para atender demandas de diferentes tipos de operação, como o transporte de alimentos que tem como missão levar itens do campo até a mesa do consumidor. As linhas Daily, Tector e S-Way aliam robustez, tecnologia e baixo custo operacional para proporcionar alta rentabilidade para o operador. Temos foco total no cliente e continuamos trabalhando para oferecer produtos e serviços de alta qualidade para nossos parceiros. Destaco também que o aumento no market share da IVECO nos últimos anos se deu por conta dos constantes investimentos em qualidade que realizamos no desenvolvimento dos nossos produtos.

02 – Falando sobre mercado de caminhões, a IVECO, assim como as outras montadoras, teve um boom de vendas nos caminhões Euro 5 fabricados até 31 de dezembro de 2022. A linha Euro 6, fabricada a partir de janeiro 2023 com muitas novidades tecnológicas, demorou um pouco para ter grande impacto de vendas, para todas as montadoras, inclusive com a IVECO, por motivos de aumento de preço e pela troca de governo, entre outros motivos. Estamos já em maio de 2024. Fale do cenário de vendas em geral da IVECO para esse ano.

Estamos otimistas para 2024. Este ano é o nosso ano da aceleração, e a IVECO mantém foco no crescimento sustentável da marca com produtos e serviços consolidados pela qualidade, inovação, rentabilidade e sustentabilidade, prontos para atender ao crescimento da demanda no mercado brasileiro. Nosso objetivo é       consolidar o market share em dois dígitos. Prevemos também um crescimento estimado de 35% da nossa produção no Brasil com dois turnos na linha de médios e pesados.

03 – O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira. Sabemos que para o transporte de grãos, os caminhões mais usados são os modelos extrapesados. A IVECO lançou na última Fenatran a Linha S-Way, um caminhão muito bonito, moderno, tecnológico e robusto. Muitos empresários dos Ceasas, além de produzir em suas terras produtos hortigranjeiros, também destinam uma parte de suas terras para a produção de grãos. Eles costumam usar os caminhões, parte do tempo no transporte de grãos, parte do tempo na distribuição de frutas, verduras e legumes, do campo para as Ceasas. Deixe um recado para o empresário que precisa de um caminhão robusto, potente e de confiabilidade para o seu dia a dia.

O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira. Grande parte do transporte de grãos do Brasil é realizado por meio do modal rodoviário e, nesse sentido, temos estreitado ainda mais nosso contato com o setor agro para identificar oportunidades e demonstrar as qualidades do nosso portfólio. Aliar potência e economia de combustível é a receita para ampliar a rentabilidade do agro, e a tecnologia e o conforto também são aspectos que ganham destaque na escolha do produto, assim como o pós-venda que garante que o cliente tenha o caminhão rodando por mais tempo na operação sem pausas prolongadas.

04 – Fale um pouco da Daily, um verdadeiro sucesso de vendas entre os empresários, compradores e motoristas dos Ceasas, muito usado nas entregas e distribuição urbana.

A linha Daily, chassi-cabine e furgão, é ideal para a distribuição eficiente de produtos dentro dos centros urbanos e entre cidades próximas, garantindo que o produto do agronegócio chegue até os comerciantes e, finalmente, à mesa dos brasileiros. Destaco também a Daily Hi-Matic, primeiro veículo leve de cargas com transmissão automática fabricado no Brasil. O principal diferencial do veículo, a transmissão automática, proporciona ainda mais conforto e dá condições para os motoristas focarem 100% no que importa – nos detalhes da operação -, enquanto o Daily resolve o resto.

05 – E sobre a distribuição do campo para as Ceasas, usando veículos com maior capacidade de carga. Fale mais sobre os caminhões das Linhas Tector e S-Way.

A linha Tector, composta por caminhões médios e semipesados entre 9 ton. e 27 ton., oferece uma opção rentável e robusta para o transporte de cargas do campo para as cidades. Temos versões do Tector para diversas operações do transporte de cargas. Já a linha S-Way está preparada para qualquer desafio com potência e alto desempenho. O caminhão é ideal para o escoamento eficiente de grãos das fazendas até os portos e locais de distribuição, sendo perfeito para o transporte rodoviário nos segmentos agro, alimentício e de cargas refrigeradas.

 

06 – A taxa Selic está caindo lentamente, mas está caindo. Fale sobre as expectativas de crédito e planos de financiamento para esse ano para a IVECO.

Para esse ano, estamos otimistas porque existe a expectativa de mais quedas da taxa SELIC e também de um ambiente macroeconômico mais equilibrado, o que deve resultar em uma melhor performance das carteiras de crédito. Acreditamos que o grande vencedor desta equação será o CDC que deverá ser o produto mais competitivo de 2024. Estamos nos preparando e reajustando a estrutura da IVECO CAPITAL, braço financeiro do Iveco Group, para suportar a IVECO nos próximos anos. Também vamos reforçar nossa estratégia de campo. Isso contempla uma maior cobertura para o agro e suporte para quem ainda não é cliente da montadora. Em conjunto com a IVECO, em 2024, a IVECO CAPITAL oferecerá diversas campanhas com taxas subsidiadas que farão o pacote caminhão + financiamento + serviço ainda mais atrativo.

07 – Finalizando, o ano de 2024 é um ano de Fenatran, normalmente um ano repleto de novidades por parte das montadoras.  Também estamos vivendo um momento na indústria brasileira em que muitas montadoras estão anunciando grandes investimentos no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. O mercado pode aguardar novidades da IVECO nos próximos meses? 

Consideramos a Fenatran a principal feira da região. Estaremos lá em mais essa edição com estande para receber clientes, parceiros, autoridades e jornalistas. Destaque o line-up de produtos Euro VI, sendo a linha mais rentável, econômica e segura para o transportador, a oferta de propulsão alternativa e serviços criados para auxiliar na gestão do transportador. Outras novidades serão reveladas durante a feira.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade