- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Caminhoneiros podem acessar serviços durante viagens pelas estradas brasileiras

Tecnologia ajuda profissionais a incluírem em suas rotas, de forma facilitada, locais de apoio à saúde como o Sest Senat, que oferece de consultas médicas a recreação

Agosto é marcado pelo Dia Mundial da Saúde (5), data que adquire especial relevância para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde física e emocional dos profissionais da logística e transporte, especialmente os caminhoneiros. Esses trabalhadores enfrentam inúmeras dificuldades para acessar serviços de saúde e adotar hábitos saudáveis durante suas jornadas pelas estradas do Brasil.

Para atender a essas necessidades, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece uma infraestrutura completa, possibilitando o agendamento de consultas em diversas especialidades, atendimento odontológico e a prática de atividades esportivas, como academia, yoga, pilates, futebol, vôlei e outras modalidades.

O trabalho realizado pelo Sest Senat registra, anualmente, mais de 5,8 milhões de atendimentos em desenvolvimento profissional, 6,4 milhões de atendimentos em saúde e qualidade de vida, além de 2,2 milhões de atendimentos em ações de mobilização.

“Estamos presentes em todo o território nacional, com mais de 160 unidades, distribuídas de norte a sul do país, onde oferecemos não apenas assistência médica, mas também apoio psicológico, diversão, lazer e áreas de relaxamento, permitindo que os profissionais da estrada se sintam acolhidos mesmo longe de suas casas”, afirma Melissa Komyiama, assistente no Sest Senat.

Como o motorista encontra apoio nas estradas?

Mas como os motoristas podem agendar consultas e encontrar esses pontos de apoio durante suas viagens? Segundo Komyiama, a utilização de tecnologia, como um gestor de rotas, é altamente benéfica. Essa abordagem permite mapear os locais e adaptá-los ao cronograma dos motoristas. Entre os aplicativos que proporcionam essa facilidade está o da CargOn, empresa de operações logísticas digitais que disponibiliza uma gestão de rotas aprimorada, tornando as viagens mais seguras e previsíveis.

“Caso seja necessário agendar uma consulta ou praticar um esporte em alguma unidade da instituição, é possível traçar esse planejamento logístico, levando em consideração todo o processo. Isso garante maior transparência e o cumprimento dos prazos, pois a ida ao Sest Senat já estará dentro do cronograma do motorista e fica registrada no log de viagem”, explica Denny Mews, CEO da CargOn.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental na saúde mental dos caminhoneiros, oferecendo um monitoramento completo de carga e caminhão, com registros em tempo real de localização e ocorrências em todas as etapas, desde o carregamento até a entrega. Essa abordagem reduz significativamente o estresse operacional dos motoristas, tornando a solução de problemas mais dinâmica.

Denny Mews, CEO da CargOn, destaca: “Com a tecnologia, podemos reduzir consideravelmente o desgaste dos motoristas nas viagens, com um processo muito mais claro de monitoramento e controle de jornada. Dessa forma, o gestor dos motoristas consegue manter um controle mais eficiente das necessidades desse motorista”. 

Com a sinergia entre instituições como o Sest Senat e a inovação tecnológica da CargOn, a saúde física e emocional dos caminhoneiros ganha atenção e cuidados indispensáveis. Para saber mais sobre essas iniciativas, acesse os links: https://www.sestsenat.org.br e https://cargon.com.br/.