- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Bebida à base de cacau é garantia de saúde, sabor e muita versatilidade

O cacau é um dos frutos mais conhecidos do mundo, já que é a base de um dos alimentos mais famosos, o chocolate. O fruto dessa planta, originada na floresta tropical úmida, hoje é encontrada em profusão na Mata Atlântica, com destaque para a produção dos estados da Bahia e Espírito Santo. Economicamente, esse fruto é uma das commodities agrícolas com maior valor agregado atualmente negociadas nas bolsas de valores mundiais. 

O cacau é rico em diversas substâncias e minerais essenciais para o homem. Entre eles estão os flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem as nossas células contra os radicais livres, moléculas que o nosso organismo produz o tempo todo, por exemplo, quando respiramos ou quando o nosso corpo produz energia. Sem os flavonoides, os radicais livres podem causar prejuízos às células, causando doenças como câncer e AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo. O cacau é um dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ou seja, o seu consumo está comprovadamente associado à redução no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Cacau também é fonte de fibras, que geram saciedade (ou seja, você demora um pouco mais para sentir fome), auxiliam no controle da glicemia (açúcar no sangue), atuam no controle do colesterol (prevenindo doenças cardiovasculares), preservam o intestino saudável (ajudando no trânsito intestinal e mantendo em dia suas funções de absorção de nutrientes, produção de hormônios e células de defesa).

O magnésio encontrado no cacau também ajuda nas centenas de reações no nosso organismo e possui papel fundamental em várias delas, como: saúde óssea, circulação sanguínea, imunidade e ação antioxidante. Vale lembrar que o cacau é fruto original do Brasil, especificamente da Amazônia. Quando consumimos alimentos nativos do nosso país, estamos valorizando a nossa biodiversidade, contribuindo para manter a nossa floresta em pé e apoiando os pequenos agricultores. Ou seja, consumir cacau, é benéfico para nós e para o planeta.