- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Batata é o produto destaque da semana

A batata é um dos alimentos mais versáteis na mesa dos brasileiros. Há diversas variedades do produto e uma delas é a asterix. Destaque desta semana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a batata asterix tem a casca um pouco mais escura e rosada que a batata-inglesa.

Além da aparência, a diferença da asterix para as demais batatas está no elevado teor de amido que possui. Essa característica a torna pouco úmida e, por isso, mais indicada na preparação de purês cremosos, nhoques e, principalmente, de batata frita.

Trata-se de um alimento rico em carboidrato e com considerável quantidade de fibras, vitamina C, ferro, potássio, vitamina B e fósforo. A casca rosada é devido à presença de antocianinas, um tipo de antioxidante que faz bem à saúde.

O preço médio do quilo, comercializado no atacado, ficou em R$ 1,65 (valor cotado em 12 de julho de 2021). Ao longo de 2020, deram entrada no ETSP 25.948 toneladas de batata asterix.

No ano passado, o município de Guarapuava (PR) foi o que mais enviou batata asterix ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), totalizando 2.340 toneladas do produto. Outros destaques foram São José dos Ausentes (RS), com 1.249 toneladas; Casa Branca (SP), com 1.165; Pinhão (PR), com 1.046; Palmas (PR), com 1.033; e Bom Jesus (RS), com 935 toneladas.