Notícias

Alimentação e Bem Estar

Ação itinerante nas ruas de São Paulo realiza degustação gratuita para promover safra do avocado

Data31 julho 2023

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail
“Truck Amo Avocado” distribui guacamole feito com variação do abacate em 20 endereços até 24/6, visando ampliar consumo do fruto em meio à supersafra
Ruas e espaços de grande movimentação em São Paulo (SP) têm recebido a visita do “Truck Amo Avocado”. Trata-se de uma ação degustativa itinerante na qual um caminhão estilizado passeia pela cidade para dar aos paulistanos a oportunidade de provar, gratuitamente, guacamole feito com avocado – uma variação mais resistente, com casca mais escura e polpa mais consistente do que o abacate tropical.


A iniciativa, iniciada no último dia 25 de maio, faz parte da campanha “Partiu Avocado”, realizada pela Associação Abacates do Brasil. O objetivo é estimular o aumento do consumo per capita do fruto no Brasil, explorando a supersafra do produto no primeiro trimestre desse ano. Até o dia 24 de junho, o “Truck Amo Avocado” passará por 20 endereços diferentes, incluindo bairros boêmios, feiras livres, parques, academias e universidades.


Quem frequentar as ruas de São Paulo nesse período pode conferir o itinerário do caminhão para aproveitar a ação degustativa, que acontece sempre entre quarta-feira e domingo, em horários variados (itinerário logo adiante).


A capital paulista, palco da ação itinerante, não foi escolhida por acaso. O Ceagesp, considerado o maior entreposto de avocado do Brasil e localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), comercializa cerca de 25% da produção nacional de abacate – somando as variações tropical e hass.


“Justamente para aumentar o consumo interno, a nova campanha da Abacates do Brasil destaca como o avocado é um fruto acessível e versátil, além de evidenciar a qualidade e a saudabilidade do alimento – reforçando atributos como qualidade de vida, bem-estar e alimentação saudável”, afirma Ligia Falanghe Carvalho, diretora-presidente da Associação Abacates do Brasil.


Confira o itinerário do “truck avocado”:


31/05 (quarta) – Academia Smart Fit (Brooklin) – 14h às 22h
01/06 (quinta) – Beco do Batman – 10h às 18h
02/06 (sexta) – PUC-SP (Perdizes) – 14h às 22h
03/06 (sábado) – Appito (Vila Leopoldina) – 14h às 22h
04/06 (domingo) – Parque Burle Marx – 10h às 18h
07/06 (quarta) – Água Branca (R. Dona Ana Pimentel, 99) – 10h às 18h
09/06 (sexta) – R. Emílio Mallet (Travessa da R. Itapura, Tatuapé) – 10h às 18h
10/06 (sábado) – Parque Villa Lobos – 10h às 18h
11/06 (domingo) – Festa Junina Paróquia Vila Madalena – 15h às 23h
14/06 (quarta) – Academia Smart Fit (Av. Bem-Te-Vi, 86, Indianópolis) – 7h às 15h
15/06 (quinta) – R. Maria Antônia (próximo ao Mackenzie) – 10h às 18h
16/06 (sexta) – R. Juventus, 276 (Parque da Mooca) – 14h às 22h
17/06 (sábado) – Feira Orgânica do Ibirapuera (R. Curitiba, 292) – 7h às 15h
18/06 (domingo) – Posto 011 (Vila Mariana) – 8h às 16h
21/06 (quarta) – Academia Smart Fit (Moema) – 14h às 22h
22/06 (quinta) – Edifício Cidade de Pinheiros – 10h às 18h
23/06 (sexta) – Cerqueira César (R. da Consolação, 3523) – 10h às 18h
24/06 (sábado) – Feira Orgânica do Ibirapuera (R. Curitiba, 292) – 7h às 15h


Campanha “Partiu Avocado”


A campanha da Abacates do Brasil nasceu a partir da mobilização conjunta de produtores da região Sudeste, incluindo São Paulo e Minas Gerais, os principais Estados produtores do Brasil. Entre 2017 e 2023, a produção dessas regiões apoiou a exportação brasileira de abacate e avocado com um total de 56 mil toneladas destinadas ao mercado externo. Os principais países de destinos do fruto foram Holanda, Espanha, França e Alemanha no mercado europeu; e Argentina e Uruguai no Mercosul.


Segundo o IBGE, a demanda por avocado e abacate tropical no Brasil é de apenas 0,301 grama por ano, bem abaixo de mercados como México e EUA – que consomem, respectivamente, 7 kg/ano e 4 kg/ano, de acordo com a revista especializada FruiTrop. Embora a área de cultivo de avocado em solo brasileiro tenha crescido de mil hectares em 2016 para 9 mil hectares em 2022, cerca de 95% da produção é destinada à exportação.


O avocado tem sido cada vez mais utilizado pelos brasileiros para experimentar novas receitas e sair do tradicional “abacate com açúcar”. Segundo especialistas, o fruto é altamente nutritivo e saboroso, fonte de energia, fibras, vitaminas e nutrientes. Também é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia no aumento dos níveis de colesterol bom no sangue e na redução do colesterol ruim, além de prevenir doenças cardiovasculares.


O produto ainda possui glutationa, que reduz o efeito do cortisol no organismo, sendo um bom aliado no processo da redução de peso, na desintoxicação do organismo e como agente anticancerígeno. Sua alta concentração de fibras alimentares ajuda a regular o intestino, diminuir o apetite e emagrecer. Fonte de potássio, também ajuda a fortalecer os músculos e a controlar a pressão arterial, pois equilibra a quantidade de sódio no organismo e ajuda a prevenir cãibras nos músculos.


Desenvolvida pela agência Pão Criação, de Bauru (SP), a campanha “Partiu Avocado” tem perfil híbrido e multimídia, com entregas que incluem um filme publicitário para a TV aberta. Também fazem parte do pacote conteúdos orgânicos para redes sociais e vídeos de receitas no canal “Amo Abacate” no YouTube, entre outras ações. Já a ação itinerária “Truck Amo Avocado” foi criada pela Jokerman.
Sobre a Associação Abacates do Brasil
A Associação Abacates do Brasil, criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do abacate. Atua em todo o território nacional, tendo como objetivo central a promoção do abacate como produto no campo da produção, comercialização e industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outras.


Tendo como missão “Unir os produtores de abacate buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva”, a Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades: buscar melhor remuneração para os associados; defender a fixação de melhores preços para o abacate, em níveis compatíveis com as necessidades e interesses dos associados; defender a dignidade sócio-político-econômica dos associados; resgatar, organizar e fortalecer o sistema associativista; buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do abacate; incentivar o aumento do consumo per capita de abacate do Brasil e no exterior; garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil; e preservar o meio ambiente.


Em 2017, aconteceu a filiação da Abacates do Brasil na Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que representa a fruticultura brasileira no mercado internacional através de uma parceria institucional com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA. A partir de 2017, passou a promover o Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, destinado a produtores e especialistas da cultura. O objetivo é estreitar laços entre o meio acadêmico e produtores rurais para fomentar pesquisas, promover a discussão sobre o mercado do abacate no Brasil e formalizar a união de produtores de abacate e avocado para intensificar e fortalecer a Abacates do Brasil.


Para mais informações, acesse abacatesdobrasil.org.br

VEJA TAMBÉM...

Publicidade