Notícias

Agro

A produção e o manuseio de alimentos exigem lubrificantes de grau alimentício regulados pela ISO

Data20 setembro 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O processamento de alimentos que usam equipamentos e máquinas com partes móveis e lubrificadas precisam de produtos com registro específico para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos.

Os produtos químicos usados podem entrar em contato com a produção e o uso de substâncias não alimentícias oferece um risco perigoso de contaminação cruzada. Além disso, podem acarretar a recalls de lotes, perdas financeiras e prejuízos para a imagem da marca.

A especificação correta atinge rigorosos padrões de segurança alimentar, atende a demanda de produtividade e garante o funcionamento dos equipamentos.

Para isso, o registro de lubrificantes de grau alimentício é um pré-requisito para que o produto seja comercializado com revisão de acordo com os critérios apropriados.

Os lubrificantes de grau alimentício devem ter os certificados NSF na categoria H1 e seguir as especificações e recomendações da FDA e ISO 21.469. As regulações sinalizam que esses lubrificantes, além de evitar a corrosão, desgaste e acúmulo de calor, também vão resistir ao crescimento microbiano, resistir à degradação por ação dos ingredientes dos alimentos e ser inodoros, sem sabor e quimicamente inativos.

Sobre o Luiz Maldonado: Luiz Maldonado é fundador e CEO da Lubvap

Bacharel em relações públicas, pela UNITAU; tem pós-graduação em marketing, pela FAAP; fez Empretec Sebrae; e cursou fomento de negócios com foco na internet, na MBM Business School. Já atuou na área de marketing da Pfizer, marketing e vendas da Eli Lilly e na ITW Chemicals, gigante grupo norte americano. Foi também responsável por técnicas para melhorias de processos de fabricação em grandes empresas do interior de São Paulo.

Sobre a Lubvap: A Lubvap (www.Lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação Industrial, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

VEJA TAMBÉM...

Publicidade