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Alimentação e Bem Estar

A importância das hortaliças e pescados para uma alimentação saudável

Data8 abril 2020

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Maisa Medeiros, nutricionista CRN 3-61463

Embora muito se fale em alimentação saudável nos dias de hoje, a maior parte da população ainda não vive um padrão de hábitos saudáveis e poucos tem conhecimento do que realmente significa esse conceito.

O consumo de frutas, verduras e legumes é essencial para que se estabeleçam novos hábitos alimentares que são considerados saudáveis, entretanto desde a revolução industrial o consumo destes alimentos tem diminuído dando espaço para alimentos prontos, ultraprocessados e fast foods em todo o mundo, especialmente no Brasil.

Esse grupo de alimentos naturais oferecem uma infinidade de nutrientes que funcionam no nosso corpo como o óleo de uma engrenagem que garante que tudo vai funcionar como deve. São fontes de diferentes vitaminas e minerais, podem ser preparados de diversas formas e combinados com diferentes alimentos.

Uma grande vantagem é a variedade de frutos, existem frutas, verduras e legumes para todos os gostos e que podem ser aproveitados integralmente.
É importante ter um cuidado especial na escolha, forma de armazenar e higienizar esses alimentos para que o consumo não traga riscos de contaminação e para que os alimentos não sejam perdidos.

Algumas dicas são: Dar preferência aos alimentos que estão em seu período de safra (de época), assim terão uma qualidade maior por serem produzidos no seu período natural; sempre higienizar com água e solução clorada específica os alimentos com cascas e folhosos e guarda-los secos nos ambientes adequados, como as fruteiras e geladeira (no caso dos legumes, verduras e algumas frutas).

As frutas mais maduras que não serão consumidas a tempo podem ser picadas e congeladas para serem utilizadas em outras preparações posteriores, como sucos e sobremesas.

Na tabela abaixo temos as vitaminas encontradas nesses alimentos e um pouco de suas funções:

Além dessas vitaminas, as frutas legumes e verduras também são fonte de minerais como potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, manganês e cobre.
Outro alimento que faz parte da alimentação do brasileiro mas que seu consumo poderia ser mais frequente é o peixe.

Os peixes são ricos em proteínas e podem substituir as carnes, sendo muito benéficos para o organismo devido à sua grande concentração de nutrientes. São uma fonte super importante de ácidos graxos Ômega-3 que atuam no bom funcionamento do corpo e cérebro, e estudos indicam que os peixes podem também ter efeito protetor relacionado à doenças cardiovasculares e de outras naturezas.

A partir dessas informações, podemos concluir o quanto é importante que a alimentação seja variada para ser saudável e que isso não é uma grande barreira visto que temos recursos diversos para aquisição desses diferentes alimentos e que estes estão sempre disponíveis e ao nosso alcance.

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