Notícias

Notícias

Citrícola Lucato aprimora processo pós-colheita

Data3 novembro 2015

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

A citrícola e atacadista Lucato contabiliza mais de meio século produzindo frutas cítricas. Os anos de dedicação renderam a liderança no setor de laranjas e tangerinas e o pioneirismo em técnicas de cultivo e distribuição. Atualmente, a capacidade produtiva da empresa ultrapassa 30 mil toneladas de citros de diversas variedades colhidos por ano.

Na Lucato, as frutas cultivadas nos pomares brasileiros são tratadas como produtos importados, seguindo as rígidas normas de segurança alimentar. As práticas de manipulação de alimentos e higiene são auditadas pelos sistemas de qualidade das grandes redes varejistas.

O pós-colheita é o principal diferencial da empresa. No packing house, diversos procedimentos para análise da qualidade no foram implementados. Cada detalhe do processo produtivo é monitorado para assegurar frutos perfeitos, com uniformidade de tamanho, cor e sabor.

“A Lucato sempre foi pioneira no processo de inovação e sempre batalhou para estar à frente dos concorrentes. Por exemplo, quando os pomares do estado de São Paulo foram tomados por diversas doenças, investimos em uma fazenda em Minas Gerais, onde temos condições excelentes para produzir e o ápice da safra acontece quando a ponkan de SP está no final da safra”, explica Júnior Lucato, proprietário. “Além disso, o nosso processo de pós-colheita é pioneiro e único. Apesar dos altos custos, este é o nosso principal diferencial. Todos sabem que a tangerina da Lucato é a melhor e possui vida mais longa”, garante. 

A Lucato possui áreas de produção nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Todas as frutas ali colhidas são monitoradas até chegar à mesa do consumidor final. São coletados os dados relativos à colheita da fruta (informações do produtor, área, produtos utilizados para controle de pragas e doenças), transporte (lote, descrição do lote, datas, condições) e aos processos internos realizados no packinghouse (análise de casca, brix, ratio, produtos utilizados na pós-colheita para aumentar o tempo de prateleira, etiquetas, embalagens).Todos os dados são arquivados, monitorados e analisados por métodos estatísticos que garantem o padrão de qualidade das frutas.

Além do parque técnico instalado, considerado o mais moderno do Brasil, as atividades de suporte são realizadas com o que há mais moderno no campo da tecnologia, incluindo software de ERP para controle dos processos internos. Além disso, a Lucato instalou o primeiro calibrador eletrônico de frutas para venda no mercado interno.

Embalagem

Em 2010 foi lançada pela Lucato a primeira embalagem Premium para laranja no Brasil, no modelo de pacote com alça. Segundo Júnior, o pacote Premium aumenta o apelo de marketing junto ao consumidor final. As frutas em pacotes são embaladas automaticamente sem contato manual e contendo todas as informações de rastreabilidade. “A tendência mundial atualmente são produtos embalados,o cliente quer facilidade na escolha e na compra do produto. Ao mesmo tempo, aumenta muito nossa responsabilidade, pois damos nome ao produto, colocamos a nossa marca, garantindo qualidade, frescor e sabor às laranjas que colocamos nas embalagens” analisa o empresário.

A Citrícola Lucato também possui frota própria com veículos adequados para cada perfil de transporte. Toda carga é paletizada e tem as informações do seu lote registradas ao chegar ao packinghouse.

PMA (Produce Market Association)

A Citrícola Lucato é associada da organização norte-americana PMA (Produce Market Association) e participa constantemente de seus eventos, feiras e rodadas de negócios internacionais em busca das melhores práticas do setor, novidades em tecnologia e aperfeiçoamento técnico e profissional. Desta maneira, a empresa contribui com a PMA que realiza pesquisas e trabalhos sobre qualidade e segurança alimentar dos produtos comercializados.

Citrícola Lucato

Pavilhão HFO – Box 179

Contato (11) 3643 7355

VEJA TAMBÉM...

Publicidade