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5 estratégias do setor agrícola para impulsionar as vendas durante a alta temporada de compras

*Por Ivan Moreno, CEO da Orbia

O dia 24 de novembro marcará a data mais importante do ano para o varejo do ano e nós, comerciantes brasileiros, nos preparamos para impulsionar nossas vendas e reforçar nosso compromisso com o nosso público. É verdade que, no setor agrícola, a tradição de aproveitar essa data comemorativa é nova, mas a transformação digital pela qual estamos passando tem incentivado esse movimento. 

Empresas de diferentes segmentos, como insumos e maquinários, trabalham com um setor recheado de possibilidades – mas também com muita competitividade. Por isso, ações eficazes de comunicação e descontos atrativos podem diferenciar uma marca de seus concorrentes. O agronegócio é um setor primário, já que tudo que consumimos e usamos no dia a dia passa por ele. Sendo assim, é muito importante tirar o agro do “anonimato”, colocando-o sob o holofote em iniciativas de marketing e em momentos importantes do comércio, como a data em novembro recheada de promoções, que ocorre anualmente. 

A demanda para a data está em ascensão e a confiança dos empreendedores está elevada. Os consumidores também demonstram essa animação: metade dos brasileiros pretende comprar mais em 2023, segundo o Mercado Livre. 

Levando esses pontos em consideração, existem algumas estratégias que podem ajudar na conversão de vendas e atração de clientes: 

  1. Atingir perfis mais inovadores e também os mais tradicionais

O agro, hoje, vive uma coexistência entre gerações. A mais nova, aposta em novas tecnologias e acredita na transformação como o futuro do setor. Porém, uma boa parcela dos agricultores está em processo de adoção de tecnologia e de migração do analógico para o digital. Nesses momentos, em que queremos divulgar ações e promoções, devemos manter em mente que os dois públicos devem ser atingidos. 

Algumas das pessoas que tomam decisões no setor estão se tornando mais ligados à tecnologia, abertos a novas abordagens de produção e mais conscientes das questões ambientais. Eles buscam opções mais saudáveis que equilibrem os lucros do agronegócio com impactos positivos na sociedade. 

Também não podemos deixar de lado um outro grupo, de perfis mais tradicionais. Para isso, deve-se pensar em atividades criativas, passando a barreira geracional e a resistência tecnológica. Mostrar resultados concretos de crescimento na produtividade e rentabilidade é uma boa estratégia, que costuma funcionar com esse público. 

2- Preparar o site para uma experiência completa e segura para os consumidores

O primeiro passo crucial para o sucesso durante a alta temporada de compras do varejo é garantir que seu site esteja devidamente preparado para lidar com um aumento considerável no tráfego. É fundamental oferecer uma experiência impecável ao usuário, com páginas que carreguem rapidamente e sejam de fácil navegação, até para evitar que essa pessoa desista da compra. 

Além disso, a segurança das transações online é importante para ganhar a confiança dos clientes. Disponibilizar uma variedade de opções de pagamento para atender às diferentes preferências dos clientes é essencial. Além disso, é vantajoso explorar estratégias como o upsell, que pode elevar o valor médio do carrinho de compras. Uma experiência de compra tranquila é o pilar para manter os clientes engajados e satisfeitos.

3- Investir em divulgação e estratégias de marketing que atinjam o produtor rural

A ocasião oferece uma excelente oportunidade para ampliar a visibilidade da sua marca. Invista em estratégias de divulgação e marketing, tais como remarketing direcionado a clientes anteriores, e-mail marketing personalizado e ações diferenciadas. Ferramentas inovadoras como uma live commerce focada nas necessidades dos produtores rurais realça produtos e promoções exclusivas. Este é o momento para inovar e se destacar da concorrência, aproveitando as tendências do marketing digital para atrair um público maior e mantê-lo envolvido.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que, quando aproveitamos as tendências de marketing, devemos adaptar nossa comunicação de acordo com o público que queremos atingir. As peças publicitárias devem ser pensadas como um todo, tanto as imagens quanto as mensagens que são passadas, fazendo sentido com aquela campanha. Se quero falar com o público rural, devo pensar em imagens que representam o cotidiano dessas pessoas: fotos de maquinários reais e culturas da região.

4- Criatividade para captar a atenção

Por vezes, a concessão de descontos expressivos pode ser inviável, mas existem inúmeras estratégias criativas que podem atrair a atenção do público. Oferecer kits de produtos, sorteios, pontos extras em programas de fidelidade, frete grátis, cupons de desconto, brindes e descontos progressivos. Aqui, criatividade é a chave.

5- Transparência e foco na experiência do cliente

Por último, mas não menos importante, é fundamental garantir a transparência nas promoções, com descontos reais, e cumprir os prazos de entrega prometidos. A confiança do cliente é essencial para estabelecer relacionamentos duradouros. Concentrar-se na jornada do cliente, desde a pesquisa e seleção de produtos até o pós-venda, ajuda a assegurar que todos tenham uma experiência positiva e memorável com a sua marca.

Pela importância desta data, vale a pena investir mais esforços durante o período. Experiências positivas durante essa época podem se converter em novas compras no futuro. Juntos podemos tornar esta data inesquecível para o mercado agrícola brasileiro.