Notícias

Agro

4intelligence disponibiliza solução para monitoramento de safra agrícola

Data20 setembro 2021

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Ferramenta que combina algoritmo próprio da empresa com imagens de satélites para acompanhar cultivo em todo o país já representa um décimo do faturamento recorrente

O desempenho da produção agrícola é tão importante para a economia nacional que impacta diferentes setores. Acompanhar a safra de grãos torna-se, portanto, uma medida estratégica importante. Pensando nisso, a 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, oferece uma nova funcionalidade a seus clientes.

Desde o fim de 2020 a empresa disponibiliza uma ferramenta de monitoramento do plantio e da colheita de grãos em todo o país. Atualmente, ela acompanha a produção de soja e milho em todas as regiões com abertura por municípios e, mesmo com seis meses, já representa 10% de todo o faturamento recorrente.

Para fazer esse acompanhamento e entregar os melhores dados às empresas, a 4intelligence capta imagens diárias de satélites nas regiões. A partir daí, utiliza seu algoritmo próprio de inteligência artificial para analisar essas informações e cruzá-las com outros indicadores.

Dessa forma, os clientes conseguem acompanhar todos os estágios da produção agrícola, desde o plantio até a colheita. É possível perceber indicadores importantes, como o desempenho da safra e a produtividade. São dados ideais para diferentes setores que, direta ou indiretamente, dependem do desempenho do agronegócio.

“Trata-se de um setor importante para o país e tende a continuar crescendo. Dessa forma, usar a tecnologia para acompanhar esse desempenho faz todo o sentido. É um serviço com bastante espaço para crescimento no mercado nacional”, explica Juan Jensen, Chairman da 4intelligence.  

Os números comprovam a importância do setor. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, prevê que a safra de grãos para 2021 deve ser 3,5% superior em relação ao ano anterior, que já havia atingido recorde histórico da série. A projeção indica que a colheita deve girar em torno de 263,1 milhões de toneladas entre cereais, leguminosas e oleaginosas.

Sobre a 4intelligence  

A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a que as respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas. 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade