- Jornal EntrePosto - https://www.jornalentreposto.com.br -

Cuidados com a Alimentação no Carnaval!

Carnaval é tempo de folia, alegria e cuidados com a alimentação!

O Carnaval é uma das festas mais populares e de maior duração que temos no Brasil. E ninguém gostaria de encerrar a folia por conta de uma infecção ou desidratação.

 No Carnaval nossa transpiração aumenta devido às altas temperaturas do período e pela movimentação da folia, dos blocos e do samba. Perdemos mais líquidos por conta disso e a primeira dica é: CUIDE DE SUA HIDRTAÇÃO antes, durante e depois! Beba de preferência água ou água de coco (2 a 3 litros por dia).

Dê preferência aos sucos ao invés de refrigerantes. Entre uma cervejinha e outra, beba água pois a bebida alcoólica desidrata o corpo. Não espere sentir sede para beber água. E o cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos.

Coma frutas da estação e vegetais verde-escuros ( couve, brócolis, agrião e rúcula, por exemplo). Eles atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. E isso vai ajudar na luta contra a ressaca.

Fazer uma refeição rápida antes da folia, é muito importante. Pode ser um sanduíche natural ou uma fruta. Você precisa de carboidrato para ter energia. Aposte nos cereais, barra de cereal, arroz e massas, mas dê preferência à versão integral.

Se a escolha for um sanduíche, lembre-se de evitar molhos e maioneses que estragam fácil. E se for comprar na rua, atenção ao lugar, se é limpo, se tem refrigeração. Evite carnes e comidas gordurosas, elas demoram mais para serem digeridas e causam sonolência e lentidão… e não é isso que você quer no carnaval.

Para aqueles que vão viajar e ficar longe de casa, capriche no café da manhã (leite, sucos, pão e frutas) e não fique muito tempo sem se alimentar. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, mas porções pequenas e sem exageros.

Durma (6 a 8 horas de sono já ajudam a recarregar as baterias) e evite emendar um dia no outro. Vista roupas confortáveis e que facilitem a transpiração. E não esqueça o protetor solar.
Agora é só aproveitar o carnaval!

Autora

Regina Saunders – CRN 55.978