Notícias
CPR no Agro: Como funciona o financiamento
31 janeiro 2020
A Cédula do Produto Rural — CPR – tem por finalidade financiar o produtor rural na sua lavoura. Esse é um dos financiamentos mais usados no setor agro, por consequência do financiamento governamental estar cada vez mais escasso.
Existem dois modelos de CPR: A física é a que o produtor se compromete a entregar o produto (ex: sacas), o produtor entregará um “X” número de sacas ao financiador, independente do preço da saca no vencimento da operação.
Claro que existem os riscos inerentes à sua atividade econômica, como: climático, pragas, frustração de safra, etc. Já na CPR financeira, apesar de maior simplicidade pois trata-se de uma operação de financiamento puro e simples, o emissor (produtor) é quem está incorrendo no risco de mercado.
Quando ele fez o financiamento através da CPR financeira, ele ficou com o compromisso de, no vencimento, pagar aquele empréstimo em reais, ou seja, ele não está utilizando a moeda do produtor, que seriam as sacas.
A TerraMagna, startup que inova no mercado de crédito rural, mitigando riscos e trazendo mais segurança para os financiadores do agronegócio, do pré-financiamento à colheita através do monitoramento agrícola via satélite.