Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Estado de SP tem primeira produção de uva por condução coberta e calendário de Vindimas poderá ser prolongado

Estado de SP tem primeira produção de uva por condução coberta e calendário de Vindimas poderá ser prolongado

Notícias

A tradicional Vindima de São Roque, a temporada que festeja as colheitas e a pisa das uvas, tem pela primeira vez na cidade uma vinícola com condução coberta, uma técnica nacional, desenvolvida pela Embrapa, que permite um desenvolvimento mais rápido e sadio dos frutos, com menores incidências de infestações fúngicas e melhor qualidade das uvas, que chegam a ter cachos pesando entre 800 gramas a 1kg.

“Fizemos nosso plantio por condução coberta na metade de 2019, cem anos após meu bisavô plantar as primeiras mudas aqui. Muita coisa mudou. Nesse meio tempo, deixamos de ter plantio, passamos a terceirizar nossa produção de sucos e vinhos, mas depois de muita pesquisa e de conversas com os agrônomos da Embrapa, optamos por investir na condução coberta aqui em São Roque. É a única plantação desse tipo no Estado de São Paulo. Para nossa surpresa, já tivemos uma pequena colheita, de uvas que foram descartadas, mas já mostraram o potencial dessa tecnologia”, afirma Tulio Patto, diretor da Vila Don Patto, complexo turístico e gastronômico que aposta na viticultura.

Até o momento, a Vila Don Patto plantou cerca de 1.500 mudas de cinco espécies: niagara branca, niagara rosada, thompson (a uva sem semente) e outras duas, cuja definição está sendo estudada. A colheita, que será feita em dois anos, deve gerar faturamento adicional de R$ 80 mil ao complexo turístico e gastronômico.

Mais dias de festa para São Roque

Se a Vindima em janeiro já é motivo de felicidade para o comércio da cidade, levar a festividade para fevereiro e talvez até março é ainda uma alegria maior aos produtores, principalmente para Tulio Patto.

Acontece que a condução coberta permite ao produtor rural um manejo de colheita em tempos diferenciados sem prejudicar as frutas, onde é possível que ela seja retirada do parreiral com até 30 dias de atraso em relação ao tempo de maturação, ou seja, se a época de Vindima é em janeiro, a Don Patto poderá, em alguns anos, oferecer ao público, uma temporada de pisa da uva estendida, assim, os turistas aproveitam para organizar melhor as agendas e os hotéis e comércios locais também podem se beneficiar.

“É uma possibilidade real. Já conversamos muito a respeito com o pessoal da Embrapa e é viável. Isso nos dará mais vantagem, para que nossa agenda de eventos seja em datas diferentes e que possamos atender melhor nossos clientes”, destaca.

Roteiro da Vindima Don Patto

Neste ano, os visitantes do complexo turístico que participam da Vindima já podem conhecer bem de perto como funciona a estrutura do plantio da condução coberta e começar o passeio cedo: por lá, o roteiro começa com café da manhã: às 9h30, os visitantes são recebidos com o café colonial, aproveitando toda a beleza e o charme da Mata Atlântica com opções variadas de pães, bolos, sucos, frios e diversas delícias para iniciar bem o dia e o menu gastronômico do passeio.

Na sequência, os turistas farão um passeio até o vinhedo da vinícola Casa da Árvore, a bordo da jardineira Don Patto. Em meio aos parreirais, acontece um dos momentos mais mágicos do passeio: a colheita das uvas, que segue para a famosa, e divertida, pisa da uva, que é o ponto alto da festa.

Amassar a uva com os pés para fazer vinho, é um método comumente utilizado pelos antigos produtores artesanais de vinho. A técnica que foi passada de pai para filhos será reproduzida pelos participantes da Vildima.

Na volta do passeio, os visitantes serão recebidos com um delicioso almoço que será no restaurante italiano La Pasta. Massas artesanais, frescas e risotos. Todas essas opções poderão ser servidas acompanhado do suco de uva e uma taça de espumante Vila Don Patto.

Após o almoço, o redario da Vila é uma ótima opção para um descanso tranquilo. Enquanto dá uma pausa nas atividades do dia descansado nas redes pode contemplar a beleza da natureza da mata Atlântica.

As crianças podem aproveitar e ser divertir no playground da Vila com Cama elástica, Mini Roda Gigante, Mini Carrossel, Labirinto, Casinha de Boneca, Monoraill, Big Jump, Escorregador, e Gira-gira. Os menorzinhos também podem brincar no espaço Kids.

No final da festa você pode levar os sabores da Vila Don Patto para casa. No empório e adega é possível encontrar vinhos, espumantes, sucos, geleias, massas e diversos produtos regionais, podendo preparar receitas com um leve toque de Vila Don Patto para a família.

A Vindima Vila Don Patto acontece nos dias 26 de janeiro e 01, 02 e 08 de fevereiro. As vagas são limitadas, as reservas podem ser feitas através do Whatsapp: (11) 97563-9637 ou do email: eventosvdp@gmail.com

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.