Notícias

Notícias

Ameixas: Importadas vs Nacional

Data13 dezembro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Brasil não produz uma quantidade suficiente para abastecer o cenário interno. De acordo com as informações do relatório da Embrapa, por enquanto, não existem dados oficiais sobre área cultivada e produção, entretanto, estima-se que sejam cultivados algo em torno de 3,5 mil hectares, com produção anual que pode chegar a 40 mil toneladas.

Por isso, é necessária a importação da fruta. Anualmente, são importadas apenas cerca de 10.000 toneladas de ameixa de países próximos ao Brasil, enquanto as exportações não ultrapassam a marca de 400 kg por ano.

“Para as ameixas e frutas de caroço, por sua vez, a sazonalidade representa a concentração de vendas, mas com um programa de importação podemos atender a um período maior de meses do ano (pois, quando não temos a fruta nacional, importamos”, ressalta o engenheiro agrônomo e gestor em negócios, Leonardo Miyao.

Países como Estados Unidos, China, Romênia, Rússia, Argentina e Chile são alguns dos maiores produtores da fruta. Este por último, o Chile é o principal fornecedor de frutas secas para o Brasil, o que representa algo em torno de 24% do total que é importado do país chileno.

Segundo os últimos dados disponíveis do IBGE, o estado maior produtor brasileiro de ameixa é o Rio Grande do Sul com uma média anual de 10 mil toneladas, seguido por Santa Catarina com 7,3 mil toneladas, São Paulo com 6 mil toneladas, Paraná com 5,6 mil toneladas e Minas Gerais com 1,6 mil toneladas.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade