Notícias

Notícias

Primeiro Biofertilizante brasileiro inicia a sua entrada no mercado internacional

Data12 dezembro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O Vorax® Biofertilizante, primeiro biofertilizante registrado no Brasil, representou o País durante a quarta edição do Congresso Mundial de Bioestimulantes, que aconteceu de 18 a 21 de novembro de 2019 em Barcelona, na Espanha.

Este foi mais um passo importante para a internacionalização do produto da Microquimica Tradecorp, braço da empresa espanhola no mercado brasileiro. De acordo com Camila Levy, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Tradecorp Internacional, a partir da participação no Congresso, foi possível iniciar a comunicação ao mercado externo sobre os principais diferenciais do Vorax® Biofertilizante e toda a tecnologia por trás do seu desenvolvimento.

“Estamos muito animados, pois este é o nosso primeiro produto baseado em Fermentação Biológica e, a partir dele, queremos lançar uma nova marca e novo posicionamento dentro da família de biostimulantes que já temos na Tradecorp”, diz.

Neste cenário, as expectativas para a entrada do Vorax® Biofertilizante no mercado externo são bastante positivas. Hoje, avalia-se que o mercado de bioestimulantes esteja movimentando cerca de U$3 bilhões ao ano, sendo a Europa responsável pela maior fatia, principalmente Espanha, Itália e França.

Na América do Norte, o mercado está dominado pelos Estados Unidos e, na América do Sul, o Brasil tem grande destaque. Já a China e a Ìndia são avaliadas como fortes potenciais a médio prazo.

“Temos a tecnologia, temos o know how e um produto com desempenho acima da média, portanto uma combinação com grande potencial de sucesso. A expansão internacional do Vorax® Biofertilizante está baseada, entre outros aspectos, em nossa estratégia e desenvolvimento de bioestimulantes de precisão. A fisiologia da planta e o modo de ação do Vorax através de estudos científicos de metabolômica e transcriptoma são nossa principal base de inovação”, completa Camila.

Os novos estudos, que estão guiando também o processo de internacionalização do produto, estão sendo conduzidos de maneira que mais descobertas sobre o seu uso sejam concretizadas.

Na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, há pesquisas sobre a ação do produto baseada em estudos metabolômicos. Enquanto a Universidade de Milão está trabalhando com o seu efeito na expressão genética, transcriptoma.

Em paralelo, é realizado um amplo estudo de campo com os principais cultivos, entre eles: o pepino, a uva de mesa, a uva de vinho, milho, batata, oliveira, framboesa, beterraba, alface, pera, arroz e trigo, que garantem à empresa um sólido conhecimento da eficácia do produto em diferentes condições climáticas e de cultivo.

Já se identificou mais de 300 compostos orgânicos diferentes provenientes da fermentação microbiológica do Vorax Biofertilizante. O produto ativa o metabolismo primário ativando vias metabólicas relacionadas à brotação e desenvolvimento vegetativo.

Sem dúvida, o próximo passo será o registro nos principais mercados nos quais a Tradecorp está presente, de forma levar aos agricultores uma solução pioneira e inovadora para a agricultura do século 21 em todo o mundo.

Sobre o Vorax® Biofertilizante

Primeiro biofertilizante registrado no Brasil, o Vorax® Biofertilizante tem ação bioestimulante e é produzido a partir da fermentação biológica do melaço de cana de açúcar. Ele teve o registro concedido em dezembro de 2018, em um processo que levou cerca de seis anos para ser concluído, após muitas pesquisas em várias culturas e alto investimento.

Com a conquista, a Microquimica Tradecorp pode comunicar de forma clara os ingredientes ativos do produto, sendo o principal um aminoácido chamado ácido L-glutâmico, e os efeitos do formulado no metabolismo vegetal. As doses variam de 30 a 100 ml por hectare e ativam três metabolismos nas plantas, do nitrogênio, do carbono e o oxidativo, gerando maior crescimento e produtividade.

A eficiência do Vorax® Biofertilizante foi comprovada em estudos científicos, com diversas publicações em revistas científicas.

Sobre a Microquimica Tradecorp

A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse os sites www.microquimica.com e www.tradecorpdobrasil.com.br

 

VEJA TAMBÉM...

Publicidade