Notícias

Notícias

O verão está chegando! Você já está se preparando?

Data12 dezembro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

O verão é uma das estações do ano cuja principal característica é ser a mais quente. Neste período (22 de dezembro a 20 de março), as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias de outras estações.

Geralmente o verão coincide com o período de férias e praias. É uma época em que as pessoas se preocupam com a alimentação porque querem estar com o corpo em forma e a saúde em dia.

No verão, os cuidados devem ser redobrados com a alimentação e com a pele. Como podemos nos preparar para o verão e aproveita-lo da melhor maneira?

Hidratação

A primeira preocupação com o verão é com a hidratação, principalmente de crianças e idodos. O corpo não tem capacidade de armazenar água e a consequência disso é que precisamos repor a água perdida a cada 24hs.

Alimentação

Os alimentos mais indicados são as frutas, verduras, folhas verdes e legumes (que são ricos em água, vitaminas e minerais, são pouco calóricos e ajudam no funcionamento do intestino).

Dê preferência a alimentos que contém altas porcentagens de água e baixo índice glicêmico como alface americana, pepino, repolho cru, brócolis fervido, espinafre, cenoura crua, laranja, maçã crua e uvas.

 As carnes magras são super indicadas, mas prefira preparações grelhadas ou assadas, pois elas fornecem menos gorduras e, consequentemente, menos calorias. Assim você evita o ganho de peso.

Prefira pães e massas integrais e sobremesas a base de frutas. Evite frituras e alimentos gordurosos, pois no verão nosso organismo fica mais vulnerável e mais sujeito à mal estar. E você também evita calorias extras!

Prefira sorvetes e picolés à base de água e polpa de frutas. Evite as caldas e os granulados que podem acompanhar o sorvete. Coma mais vezes, mas em quantidades menores.

Não se esqueça de ingerir líquidos constantemente, principalmente água, sucos naturais e água de coco. A melhor forma de hidratar-se é consumindo a água em sua forma mais pura.

Beba mesmo sem sentir sede, pois nesse período a transpiração aumenta. Evite o excesso de sal nos alimentos, e na medida do possível, alimentos industrializados com alto teor de sódio (tipo enlatados e embutidos). O sódio favorece a retenção de líquidos.

Cuidados com os alimentos

Na hora de comprar alimentos, cuidado com a procedência e com a validade. Lembre-se que além da validade que consta no rótulo, existe um prazo de validade depois de aberto. Etiquete ou anote o dia que você abriu o produto.

Não consumir alimentos perecíveis que estejam expostos à temperatura ambiente. As altas temperaturas verificadas durante o verão aceleram a deterioração dos alimentos e favorecem a multiplicação de micro-organismos causadores de doenças.

Alimentos feitos com leite, queijos, ovos e gordura na preparação exigem um maior cuidado, pois se não estiverem em uma refrigeração adequada, o calor possibilitará a proliferação de bactérias que podem ocasionar doenças.

Não se descuide quanto à higienização da alimentação. Se está comendo fora, preste bastante atenção também às condições sanitárias do estabelecimento.
Não podemos esquecer! Use protetor Solar e dê preferência à roupas leves.

Agora você está preparado para o verão! Aproveite!

VEJA TAMBÉM...

Publicidade