Notícias

Notícias

Coloque mais cor em sua refeição

Data23 outubro 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Você sabe qual a relação que a cor tem com a alimentação? A resposta é TODA! Sabe aquela expressão “começamos a comer com os olhos!”? É bem isso. Uma refeição mais colorida dá mais vontade de ser saboreada.

As frutas, os legumes e as verduras são alimentos que dão aquele colorido à nossa refeição. Mas hoje vamos falar das frutas e do quanto elas são importantes para a nossa saúde.
As frutas devem ser consumidas diariamente.

Além de refrescantes, saborosas e de baixo valor calórico, elas fornecem para nosso organismo as vitaminas, minerais e fibras que precisamos. Cada fruta possui nutrientes diferentes e importantes para nosso organismo, por isso devemos consumir a maior variedade que pudermos.

Elas proporcionam muitos benefícios e vou citar alguns deles como redução de risco de doenças cardiovasculares, melhoram o funcionamento do intestino, diminuem os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea, previnem alguns tipos de câncer, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no controle de peso.

Consumir frutas não deveria ser difícil, pois além de saborosas, são versáteis, podem ser consumidas como suco, vitaminas, saladas, geleias caseiras e bolos. Recomenda-se em média para um adulto de 3 a 5 porções (ou 400g) diárias de frutas, legumes e verduras.

Na maioria das vezes consumimos por hábito sempre as mesmas frutas. A banana, o mamão, a maçã e a laranja são os nossos favoritos e tem seu lugar especial na nossa lista de compras e na nossa casa. Mas não podemos esquecer que moramos num país rico na variedade de frutas e precisamos aproveitar essa diversidade. Precisamos criar o hábito de consumir frutas variadas!

Veja como você pode colocar mais cor nas nossas refeições e torná-las mais saudáveis:

  • Inclua frutas no seu café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde e nas sobremesas. Tente variar nas cores e se possível, a cada dia inclua uma fruta de cor diferente (por exemplo, melancia, abacate, uva, goiaba, ameixa, manga, morango, kiwi). Lembre-se que frutas de cores diferentes trazem benefícios diferentes para nosso organismo;
  • Você pode preparar sucos, vitaminas, geleias ou simplesmente comer uma fruta.;
  • Não precisa comprar grandes quantidades de uma mesma fruta, compre uma maior variedade e em quantidades menores e cores diferentes;
  • Frutas maiores (como melão, melancia, abacaxi, mamão) você pode descascar, cortar em pedaços pequenos e deixar na geladeira para facilitar o consumo ao longo do dia ou levar para o trabalho. Isso facilita e incentiva o consumo.
  • Compre frutas da safra: além de mais baratas, são mais nutritivas nessa época

Não vamos encontrar em um único alimento tudo aquilo que nosso organismo precisa. Precisamos combinar tipos diferentes de alimentos e de cores diferentes.

Ter bons hábitos alimentares não é impossível, mas precisa de força de vontade, tempo para que você se acostume à nova rotina alimentar e planejamento para comprar, armazenar e preparar os alimentos. O resultado é uma alimentação melhor e consequentemente melhor saúde e bem estar.

Dê uma chance às frutas, coloque mais cor na sua alimentação!

Autor

Regina Saunders – Nutricionista – CRN/SP 55.978

VEJA TAMBÉM...