Notícias

Notícias

Brócolis pode proporcionar a mesma satisfação do chocolate, diz pesquisa

Data16 julho 2019

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Já sabemos que ao comer chocolates ou massas, muitas pessoas revelam ter uma sensação de prazer e satisfação. Pesquisadores dos Estados Unidos acreditam que é possível estimular o cérebro a ter essa mesma sensação ao ingerir legumes e frutas.

O experimento foi feito com 13 pessoas acima do peso. Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade Tufts, em Boston, acompanharam os pacientes durante seis meses. A dieta proposta pelos médicos tinha um menu completo e receitas equilibradas. O intuito era mostrar que é possível ter uma alimentação gostosa e mais saudável.

A sensação de satisfação começou a aparecer quando os pacientes perceberam os resultados positivos nos seus corpos. Segundo os nutricionistas, quando a pessoa começa a ver o lado bom do alimento, ela desperta no cérebro o desejo de comer legumes e frutas, por exemplo. Para ter a confirmação, eles escanearam os cérebros dos participantes enquanto eles viam fotos de comidas calóricas como batatas fritas e compararam à reação do cérebro a fotos de alimentos saudáveis, como legumes e frango grelhado. Com esses pacientes, os nutricionistas conseguiram que o brócolis, por exemplo, proporcionasse a mesma sensação de recompensa e prazer no cérebro que um chocolate.

VEJA TAMBÉM...

Publicidade