Notícias
Liberada importação de camarão da Argentina
5 junho 2019
A Justiça brasileira de 1ª instância liberou a importação de camarões da Argentina. A compra do produto do país vizinho estava proibida em razão de medida cautelar ajuizada em 2013 pela Associação Brasileira de Criadores de Camarões (ABCC). A entidade ainda pode recorrer da decisão.
Em comunicado divulgado, recentemente, no dia 3 de junho, a Secretaria de Governo da Agroindústria da Argentina informa que a Justiça brasileira reconheceu que os camarões produzidos naquele país não representam risco ao Brasil.
O governo argentino destaca também que a decisão da Justiça brasileiro foi tomada com base em estudos científicos. Entre eles, um trabalho desenvolvido pelos dois países ainda em 2013.
No informe, a Secretaria de Governo da Agroindústria enfatiza ainda que a cadeia produtiva de camarões argentina é altamente competitiva e apresenta grandes oportunidades para o país por seu potencial exportador. O país já vende o produto, entre outros mercados, para a União Europeia e China.
O Jornal Entreposto realizou um especial sobre a comercialização dos produtos argentinos na Ceagesp e a relação comercial entre Brasil e Argentina. Confira aqui na íntegra.