Notícias
Batata doce é uma grande aliada no combate ao câncer
28 abril 2019
A batata doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina.
De acordo com o World Cancer Research Fund, o betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer.
Qual o doce mais doce que o doce de batata-doce? Quem nunca escutou essa famosa frase? Ou que para ganhar músculo tem que comer muito frango e batata-doce? Brincadeiras a parte, a verdade é que o legume é um dos produtos mais comercializados no Entreposto paulista.
De acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2018, ele ficou na terceira posição, no setor. Atrás, apenas do tomate e da cenoura, respectivamente. Sendo que de janeiro a dezembro, foram mais de 57 mil toneladas vendidas.
A batata-doce é cultivada em mais de 100 países, sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia, apenas 5% na África e 5% no restante do mundo. Apenas 2% da produção estão em países industrializados como os Estados Unidos e Japão. A China é o país que mais produz, com 100 milhões de toneladas é o que aponta o relatório da FAO, em 2001.
No Brasil, de acordo com a Embrapa, a batata-doce é cultiva em todas as regiões. Embora bem disseminada no País, está mais presente nas regiões Sul e Nordeste, notadamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Paraíba.
No Nordeste, a cultura assume maior importância social, por se constituir em uma fonte de alimento energético, contendo também importante teor de vitaminas e de proteína.